O Estado de S. Paulo

Biden lança projetos para economia e meio ambiente

Plano ambiental é mais ousado que o apresentad­o pelos democratas em eleições anteriores

-

O ex-vice-presidente americano Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, lançou esta semana um projeto ambiental e um plano econômico. Em ambas as frentes, o maior objetivo de Biden foi estabelece­r um contraste com o presidente Donald Trump.

O projeto ambiental começou a ser montado depois que

Biden assegurou a vaga do partido na eleição de novembro, quando a campanha democrata montou uma força-tarefa com o senador Bernie Sanders, para unificar as posições do partido e atrair os progressis­tas – Biden é popular entre os eleitores de centro, mais moderados.

O programa ambiental divulgado pela força-tarefa é considerad­o mais ousado do que todos os outros propostos em eleições anteriores. O objetivo central é conter as mudanças climáticas, prometendo uma matriz energética livre de emissões de carbono até 2035, edifícios com zero emissão carbono até 2030, além de acelerar os incentivos para veículos menos poluentes.

Participar­am da elaboração do documento o ex-secretário de Estado John Kerry, que negociou a participaç­ão dos EUA nos acordos do clima de Paris, durante o governo de Barack Obama, a deputada Alexandria Ocasio-cortez, uma das estrelas em ascensão dentro do partido, e a ativista Va r s h i n i Prakash, que dirige a ONG Sunrise Movement.

Na quinta-feira, Biden lançou também um plano econômico com o objetivo de fortalecer a indústria americana e atrair eleitores da classe operária, que votaram em Trump na eleição passada. O plano prevê um aumento significat­ivo dos gastos do governo, com investimen­tos de US$ 700 bilhões (R$ 3,7 trilhões) no desenvolvi­mento e na pesquisa de produtos fabricados nos EUA, uma tentativa de resposta dos democratas ao slogan republican­o – “Os EUA em primeiro lugar”.

“Durante a crise, Trump se dedicou só ao mercado financeiro. Eu vou me concentrar na classe média, nas famílias dos trabalhado­res”, disse Biden.

Muitos economista­s, incluindo alguns democratas, criticaram as propostas de Biden, considerad­as excessivam­ente “populistas” e “protecioni­stas”. Trump se juntou aos descontent­es e acusou o rival democrata de copiar suas propostas. “Ele me plagiou. Mas ele nunca vai conseguir fazer igual”, queixou-se o presidente.

 ?? SPENCER PLATT/AFP ?? Campanha. Biden durante lançamento de seu plano econômico em Dunmore, na Pensilvâni­a
SPENCER PLATT/AFP Campanha. Biden durante lançamento de seu plano econômico em Dunmore, na Pensilvâni­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil