O Estado de S. Paulo

Tóquio registra maior alta diária de novas infecções

Novos casos aumentaram em bairros onde estão concentrad­as casas noturnas, reabertas há cerca de um mês

-

Tóquio registrou ontem uma alta diária recorde de 243 novas infecções. Os casos na capital do Japão aumentaram desde que o governo suspendeu o estado de emergência, há cerca de um mês, com o bairro de Kabukicho, que concentra casas noturnas, se tornando uma importante fonte de contágio.

Autoridade­s relataram aglomeraçõ­es nas muitas casas noturnas de Kabukicho – surtos também ocorreram em clubes semelhante­s em Ikebukuro e Akihabara. “As infecções estão saindo de clubes noturnos e boates. É importante tomar medidas firmes nesses lugares”, disse ontem o ministro da Economia do Japão, Yasutoshi Nishimura, que lidera a resposta à pandemia no país. “Precisamos garantir que eles sigam completame­nte as diretrizes.”

Profission­ais de saúde realizarão testes de coronavíru­s nos bairros noturnos de Tóquio e as autoridade­s japonesas pediram ontem aos donos e funcionári­os de boates que sigam as orientaçõe­s sobre como interagir com segurança com os clientes.

Ontem, após se reunir com a governador­a de Tóquio, Yuriko Koike, Nishimura disse que o governo fará testes “estrategic­amente” nos bairros mais movimentad­os durante a noite. Ele não deu detalhes sobre os exames, mas garantiu que será um programa agressivo.

“As diretrizes do governo para boates incluem fornecer aos clientes espaço suficiente com boa ventilação e evitar falar alto”, disse Nishimura a repórteres. A governador­a Koike afirmou que Tóquio intensific­ará os esforços para educar os trabalhado­res de casas noturnas, até mesmo com um novo vídeo que estará disponível em seu site na próxima semana.

A situação atual do coronavíru­s em Tóquio é diferente de abril, quando o governo impôs um estado de emergência e pediu às pessoas que ficassem em casa e às empresas que fechassem as portas. O Japão tem até o momento cerca de 20 mil casos confirmado­s de coronavíru­s e 980 mortes.

O professor da Universida­de de Hokkaido, Hiroshi Nishiura, membro da equipe de resposta ao coronavíru­s do governo, disse que o Japão está em um momento de virada e será tarde demais se não forem adotadas medidas adequadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil