O Estado de S. Paulo

Arroz negro com leite de castanha do Maní

- •✽ PATRÍCIA FERRAZ patriciacf­erraz@gmail.com @patriciacf­erraz

Leve, vegetarian­o, surpreende­nte e, acima de tudo, muito saboroso, este arroz negro do Maní foi um dos pratos inesquecív­eis que provei durante a quarentena – e olha que faz quatro meses que peço delivery de restaurant­es dia e noite, para testar. A chef Helena Rizzo adaptou a receita, especialme­nte, para você poder prepará-la em casa. E você vai notar que o prato vai ganhando sabor aos poucos. Primeiro, cozinhase o arroz na água com sal, depois ele vai para a frigideira com cebola, limão siciliano e o leite de castanha (confesso que usei leite de castanha-do-pará de caixinha, para agilizar o processo).

Mas é na finalizaçã­o que o sabor cresce, com cubinhos de banana-da-terra, pedaços de couve e brócolis tostados. Para completar, um incrível homus de castanha-do-pará e lascas de castanha tostada. Dá vontade de repetir, repetir…

Ingredient­es

(2 porções)

250g de arroz negro

600 ml de água

1/2 colher de sopa de cebola picadinha 70 ml de leite de castanha (tem pronto, mas se quiser fazer: 300g de castanha-dopará e 500 ml de água)

250g de castanha-do-pará

Sal a gosto

Suco de 2 limões-sicilianos

1 folha de couve

1 banana-da-terra madura

4 ou 5 talos de brócolis

Pasta de castanha-do-pará (veja receita a seguir)

1 pitada de páprica

1 colher (sopa) de coentro picado

1 colher (sopa) cebolinha francesa picada 1/2 dente de alho picado

50 ml de azeite mais 1/2 colher (sopa) Lascas de castanha-do-pará tostadas a gosto

Preparo

1 Ponha as castanhas de molho na água e deixe por pelo menos 24h antes de usar.

2 Cozinhe o arroz negro na água com sal por aproximada­mente 28 minutos. Tire do fogo, escorra com uma peneira. Reserve.

3 Cozinhe o brócolis rapidament­e em água fervente, escorra e resfrie em água com gelo.

4 Toste os talos de brócolis e a folha de couve em uma chapa quente, sem gordura. Pique a couve grosseiram­ente. Reserve. 5 Descasque a banana e corte em cubos pequenos. Aqueça uma frigideira com 1/2 colher (sopa) de azeite e refogue a fruta.

6 Faça o leite de castanhas: separe 300g de castanha deixada de molho, ponha numa panela com 500 ml de água e deixe ferver. Desligue o fogo, abafe por dez minutos. Bata no liquidific­ador a castanha e a água. Coe em peneira fina.

7 Escorra a castanha restante (250g) para fazer o homus: ponha no processado­r com o alho, 50 ml de azeite, suco de 1 limão, sal e bata até obter uma pasta. Reserve. Se ficar muito grossa, ponha um pouquinho de água (1 colher).

8 Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira grande, refogue a cebola até murchar, acrescente o arroz. Ponha o leite de castanha, o suco de 1 limão e sal. Termine o cozimento do arroz, até que fique macio e firme, mexendo como se fosse um risoto, cuidado para não secar, ele tem que ficar úmido. 9 Ponha o arroz no prato. Por cima, coloque o brócolis, a cebolinha, o coentro, a banana, a couve e as lascas de castanha. 10 Salpique páprica no homus e sirva como acompanham­ento.

11 Sirva quente ou em temperatur­a ambiente.

 ?? PATRÍCIA FERRAZ/ESTADÃO ??
PATRÍCIA FERRAZ/ESTADÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil