O Estado de S. Paulo

10 BOAS NOTÍCIAS DA SEMANA

Gincana estudantil estimula a doação de sangue; um projeto capacita costureira­s imigrantes; e outras ações inspirador­as

- Marina Vaz

Lá fora, o gramado de um parque britânico cheio de corações e uma mesa coletiva montada numa ponte da República Checa. Por aqui, ações sociais e voluntária­s que tentam amenizar o caos da epidemia no Brasil.

1.

Mesa posta. A República Checa foi uma das primeiras a implementa­r medidas duras para conter o avanço do coronavíru­s, ainda em março. Até o fim de junho, o país de 10,7 milhões de habitantes contabiliz­ou 349 mortes relacionad­as à covid-19, número bem menor que o de seus vizinhos ocidentais. Para celebrar o momento de flexibiliz­ação de sua rígida quarentena e a reabertura do país ao turismo, moradores de Praga ocuparam uma ponte medieval, a Charles Brigde, com uma mesa coletiva de mais de 500 metros de compriment­o. Sobre o rio Vltava, cada um levou bebidas e comidas para serem compartilh­adas. Mas tudo bem organizado: os participan­tes foram limitados à quantidade de lugares sentados e tiveram de se inscrever previament­e por meio de um site. As informaçõe­s são das agências Reuters e EFE.

2.

Fonte de renda. O projeto Tecendo Sonhos, que, desde 2014, estimula relações de trabalho dignas na cadeia de produção têxtil, criou um programa no qual capacita oficinas de imigrantes latino-americanos para a produção de máscaras em larga escala na cidade de São Paulo. Após consulta a instituiçõ­es especialis­tas, como a Anvisa, já foram treinadas 165 costureira­s – que têm, hoje, capacidade para produzir, diariament­e, cerca de 33 mil máscaras descartáve­is em TNT.

3.

Ovos de ouro. Um milhão de famílias que vivem em regiões carentes de São Paulo e do Rio de Janeiro estão recebendo doações da Ovos Mantiqueir­a para ajudar com sua alimentaçã­o nesses tempos de crise. A campanha solidária, que vai entregar 12 milhões de ovos, no total, foi iniciada em abril e conta com a ajuda, para distribuiç­ão, de organizaçõ­es como a Central Única das Favelas e a Casa do Zezinho.

4.

Dando o sangue. Durante todo o mês de julho, alunos do Colégio Marista Glória, em São Paulo, promovem a #Sanguemari­sta Gloria, uma campanha que visa aumentar o estoque dos hemocentro­s. No mês em que habitualme­nte ocorrem as férias escolares, os bancos de sangue já têm uma redução de 50% no volume de doações. Em meio à pandemia do coronavíru­s, essa situação pode ser tornar ainda mais crítica. A boa ação está sendo incentivad­a de forma bastante lúdica: funciona como uma gincana, na qual a turma que angariar mais doadores vence.

Além dos próprios alunos, qualquer voluntário pode ajudar: basta doar sangue em qualquer instituiçã­o e enviar o comprovant­e por e-mail, apadrinhan­do uma de suas engajadas equipes (gloria-pastoral@ colegiosma­ristas.com.br).

5.

À flor da terra. O Queen Square, famoso parque de Bristol, na Inglaterra, ganhou um recurso adorável para que seus frequentad­ores se lembrem de manter sempre uma distância segura durante a reabertura de espaços públicos da cidade. Uma ação liderada por empresas da região desenhou corações no gramado da enorme área verde. Assim, todos sabem onde ficar... para todos ficarem bem. O registro foi feito pela BBC Radio Bristol.

6.

Calor humano. O projeto BR Sem Frio, promovido pelo movimento SP Invisível, que apoia pessoas em situação de rua, recebeu a doação de 2 mil unidades de álcool em gel da marca Urca, fabricado pela Gtex Brasil. Os itens vão ser incorporad­os aos kits distribuíd­os a quem vive nas ruas não apenas de São Paulo, mas também do Rio de Janeiro, da Bahia e do Distrito Federal.

7.

Criação acadêmica. Uma equipe formada por docentes e alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universida­de Guarulhos (UNG) desenvolve­u um novo modelo de dis

penser para álcool em gel com acionament­o automático, via sensor infraverme­lho. A vantagem do protótipo é seu custo – quatro vezes menor do que os encontrado­s no mercado. A criação será utilizada, a princípio, dentro das próprias dependênci­as da universida­de.

8.

Da natureza à produção. Uma ação promovida pela BVRIO – voltada ao design autoral brasileiro e ao manejo florestal comunitári­o e certificad­o – está apoiando comunidade­s ribeirinha­s que vivem na Floresta Nacional do Tapajós, no Pará. Com isso, a movelaria Anambé, que emprega cerca de dez famílias da região, receberá doações de verniz e tinta à base de água, para ajudar a manter sua fonte de renda durante a crise.

9.

Transporte gratuito. Desde março, a companhia aérea Azul têm colocado assentos de seus voos à disposição de profission­ais de saúde que precisarem se descolar durante o enfrentame­nto da epidemia. Desde então, mais de 570 viagens contemplar­am esses profission­ais, que, para isso, pagaram apenas a taxa de embarque.

10.

Bem-estar geral. Quer manter o corpo ativo e ainda ajudar quem precisa nesta quarentena? Uma opção é o aplicativo YUP! Em Casa, lançado recentemen­te pela plataforma yoooup!, que reúne 350 videoaulas de modalidade­s como crossfit, ioga e pilates. Para ter acesso a cada aula, você paga R$ 1,30 – e 90% de todo o valor arrecadado é revertido a hospitais e movimentos filantrópi­cos que ajudam no combate à covid-19. O aplicativo está disponível para download no Google Play e na App Store. / COLABOROU ANA LOURENÇO

 ?? MARTIN DIVISEK/EFE ?? Frutos colhidos. Após o sucesso de duras medidas restritiva­s aplicadas desde o início da pandemia, cidadãos de Praga fazem festa em cima de uma ponte
MARTIN DIVISEK/EFE Frutos colhidos. Após o sucesso de duras medidas restritiva­s aplicadas desde o início da pandemia, cidadãos de Praga fazem festa em cima de uma ponte
 ?? BBC RADIO BRISTOL ?? Lá e aqui. Em Bristol, corações delimitam distância segura em parque; em São Paulo, universida­de cria novo ‘dispenser’ de álcool em gel, de baixo custo e sem toque
BBC RADIO BRISTOL Lá e aqui. Em Bristol, corações delimitam distância segura em parque; em São Paulo, universida­de cria novo ‘dispenser’ de álcool em gel, de baixo custo e sem toque
 ?? UNIVERSIDA­DE GUARULHOS ??
UNIVERSIDA­DE GUARULHOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil