O Estado de S. Paulo

‘Política que Marca’

Série resgata prefeito que idealizou o Mercadão.

- Adriana Ferraz Ana Paula Niederauer

A concepção do Mercado Municipal de São Paulo é o tema do terceiro capítulo de Política que Marca, série jornalísti­ca em formato multimídia sobre a história de alguns dos principais símbolos da capital. Idealizado e com obra iniciada por José Pires do Rio, prefeito paulistano entre os anos de 1926 e 1929, o Mercadão substituiu o antigo “mercado dos caipiras”, onde se vendiam animais vivos.

Instalado às margens do Rio Tamanduate­í, ao lado da Rua 25 de Março, o projeto é inconfundí­vel. De autoria do escritório de Ramos de Azevedo, o imponente prédio tem estilo neoclássic­o, mais de 12 mil metros quadrados de área construída e vitrais coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, restaurado­s juntamente com a reforma de 2004, que deu ao Mercadão um mezanino gastronômi­co.

Produzido em parceria com a Rádio Eldorado ea TV Estadão, a série traz neste capítulo as mudanças urbanas da São Paulo nos anos de 1920, quando a cidade começou a ganhar seu primeiro arranha-céu, o Edifício Martinelli. O podcast desta semana revela que Pires do Rio chegou a interditar a obra, pelo temor de que a construção não suportasse 30 andares.

“O prefeito veio aqui, interditou o prédio e disse ao Martinelli: ‘Onde você vai parar com essa loucura? Você está com a cabeça aonde? Este prédio vai cair’. E o Martinelli respondeu: ‘Este prédio jamais vai cair porque eu já fiz a fundação para 30 andares’”, conta o historiado­r Edison de Souza Cabral que, antes da pandemia, comandava visitas guiadas ao prédio.

No programa é possível ainda conhecer uma curiosidad­e da vida do cantor Adoniran Barbosa, outro símbolo de São Paulo. O economista Lineu Francisco de Oliveira, autor do livro Mascates e Sacoleiros, conta que ele chegou a trabalhar como “delivery” na Rua 25 de Março, depois de tentar, sem sucesso, ser balconista.

“Ele atendia batucando, não atendia direito, tinha um linguajar que os comerciant­es achavam que não era muito bom para o atendiment­o. Aí falaram pra ele entregar as mercadoria­s e, nessa de entregar, ele ficava nas rádios”, relata Oliveira.

Já o minidocume­ntário sobre o Mercadão, também disponível a partir de ontem, relata histórias dos permission­ários e das delícias do local, como o famoso sanduíche de mortadela. A compreensã­o da trajetória da obra de Pires do Rio ainda pode ser conferida em fotos históricas e um infográfic­o 3D.

 ??  ??
 ?? ESTADÃO CONTEÚDO ?? Passado. Vista aérea do Mercado Municipal, em registro datado de 1933
ESTADÃO CONTEÚDO Passado. Vista aérea do Mercado Municipal, em registro datado de 1933
 ?? HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO-23/12/2012 ?? Presente. ‘Mercadão’ é um dos principais pontos turísticos de São Paulo
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO-23/12/2012 Presente. ‘Mercadão’ é um dos principais pontos turísticos de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil