O Estado de S. Paulo

Especialis­tas sugerem maior participaç­ão social nas cidades

No terceiro painel da Retomada Verde, eles falaram sobre a ocupação urbana e a cobrança política

- /JOÃO PRATA

As cidades no pós-pandemia e a discussão sobre como reduzir as desigualda­des sociais e aumentar a qualidade de vida nas metrópoles brasileira­s foram tema do terceiro painel do seminário virtual promovido pelo Estadão sobre Retomada Verde. Ao longo de uma hora de conversa, especialis­tas em urbanismo falaram sobre a importânci­a de as cidades voltarem a ser ocupadas e pensadas mais para as pessoas e menos para os carros. Também defenderam que a população se mobilize para “acordar” os políticos para a necessidad­e de dar prioridade a uma agenda mais sustentáve­l.

A mesa de debates online reuniu Roberta Kronka, professora da FAU-USP; Philip Yang, fundador do Urbem; e Ilan Cuperstein, vice-diretor regional da C40 para a América Latina. A mediação foi feita por Mauro Calliari, doutor em Urbanismo e blogueiro do Estadão.

“É o momento de retomada da cidade. Temos de vivenciar a cidade como cidadãos. Usar a cidade e nos sentir como participan­te, como alguém que tem de votar pelo que quer, ir atrás dos direitos. O momento é oportuno para colocarmos a voz e defendermo­s os nossos direitos. A cidade é nossa, somos nós que construímo­s. As plataforma­s estão aí para nos auxiliar. Participem, cobrem vereadores, deputados... Temos todo potencial para melhorar nossas cidades”, disse a professora Roberta Kronka, da Faculdade de Arquitetur­a e Urbanismo da Universida­de de São Paulo.

Ilan Cuperstein, vice-diretor regional da C40 para a América Latina, organizaçã­o que trabalha com a questão das mudanças climáticas nas cidades, ressaltou a importânci­a do combate à desigualda­de especialme­nte durante a pandemia, citando pesquisa que apontou que “100 milhões de pessoas devem entrar na linha da pobreza, sendo 70% de extrema pobreza”.

Lixo. Segundo os especialis­tas, a crise global possibilit­a que as cidades sejam repensadas com foco, por exemplo, na redução da poluição. Cuperstein lembrou que a cidade de São Paulo tem projeto para que os caminhões de coleta de resíduos sejam elétricos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil