O Estado de S. Paulo

GP da Itália marca a despedida da família Williams da Fórmula 1

Time fundado em 1977 por Frank Williams e dirigido por sua filha, Claire, será assumido por um fundo

- MONZA

O GP da Itália, domingo, em Monza, marcará a despedida da Fórmula 1, após mais de 40 anos, de uma das famílias mais tradiciona­is da categoria. A equipe Williams, fundada em 1977 por Frank Williams, será repassada para o fundo americano Dorilton. Depois de mais 750 GPs, esta parte da história do time chega ao fim.

Ontem, Claire Williams, filha de Frank e em seus últimos dias no comando da equipe, divulgou um vídeo de despedida. “Tomei a decisão de me afastar da equipe a fim de permitir para Dorilton um novo começo como os novos proprietár­ios. Não foi uma decisão fácil, mas acredito ser o certo para todos os envolvidos”, disse. “Com o futuro da equipe agora assegurado, parece ser este o momento apropriado para nos afastarmos do esporte.”

Claire revelou que a Dorilton queria que ela permaneces­se na equipe até o fim da temporada. “Agradecemo­s muito o incentivo para continuar, mas nós sabemos que a equipe estará em boas mãos e o nome Williams seguirá”, disse. “Este pode ser o fim de uma era para a Williams como uma equipe familiar, mas é o início de uma nova era para a Williams Racing e desejamos muito sucesso no futuro.”

A Williams ganhou sete títulos de pilotos e nove de construtor­es. Um dos pilotos campeões foi Nelson Piquet, em 1987. O último deles veio com o canadense Jacques Villeneuve em 1997. A Williams ganhou 114 corridas e conseguiu 128 poles positions.

Um fato muito triste e marcante na história da equipe ocorreu na temporada de 1994, com a morte de Ayrton Senna, no GP de San Marino, em Imola. “Estamos neste esporte há mais de quatro décadas. Somos incrivelme­nte orgulhosos de nossa história e do legado que deixamos”, disse Claire. “Sempre estivemos neste esporte por amor, pelo puro prazer de estar nas corridas de automóvel.”

A Williams vinha sofrendo com uma grande queda na receita nos últimos anos, por causa da perda de performanc­e do carro. Em 2019, a equipe terminou na última colocação entre os construtor­es, ao marcar apenas um ponto.

 ?? VALDRIN XHEMAJ / EFE–26/4/2019 ?? Linha de chegada. Claire Williams fala em ‘fim de uma era’
VALDRIN XHEMAJ / EFE–26/4/2019 Linha de chegada. Claire Williams fala em ‘fim de uma era’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil