O Estado de S. Paulo

Mercedes dá as cartas na ‘casa’ da Ferrari

Primeiro dia de treinos para o GP da Itália mostra domínio de Hamilton e Bottas e nova decepção do time italiano

-

Em mais uma atividade com amplo domínio dos dois carros da Mercedes, o inglês Lewis Hamilton deu o troco no finlandês Valtteri Bottas e terminou ontem os treinos livres para o GP da Itália com melhor tempo do dia. A sessão que define o grid para a oitava etapa da temporada ocorre hoje, a partir das 10 horas (de Brasília).

Com 1min20s192 no treino da tarde, o hexacampeã­o mundial superou o melhor colocado da sessão da manhã, que foi seu companheir­o de equipe (1min20s703). O próprio Bottas fez tempo melhor na segunda sessão, 1min20s454).

“O carro não estava bem na primeira sessão, mas depois conseguimo­s o equilíbrio necessário”, disse Hamilton, vencedor de cinco provas este ano e líder na classifica­ção, com 157 pontos, 47 a mais que o holandês Max Vertappen, da Red Bull, enquanto Bottas tem 107.

“Aqui, a carga aerodinâmi­ca é muito baixa, quase não temos curvas e acontecem algumas derrapagen­s. Valtteri é muito rápido, então deveremos ter uma disputa pelo primeiro lugar no grid bastante apertada e divertida”, afirmou o britânico, que soma 89 vitórias na categoria, apenas duas a menos da marca de Michael Schumacher.

Com 50 pontos de desvantage­m sobre Hamilton, Bottas sabe que precisa de um bom desempenho tanto do treino de classifica­ção como na prova de amanhã. “Minha melhor volta hoje (ontem) não foi espetacula­r, então sei que ainda posso melhorar. Não temos tantas curvas de alta velocidade, então a tração é muito importante na saída das curvas lentas”, disse.

Duas surpresas apareceram logo atrás das Mercedes. Depois de enfrentar problemas de potência, o britânico Lando Norris fez uma simulação de classifica­ção nos minutos finais e colocou a Mclaren em terceiro com o tempo de 1min21s089. Em quarto ficou o francês Pierre Gasly, da Alphatauri.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi o quinto colocado e decepciono­u ao fechar a sexta-feira 1s036 mais lento que a Mercedes de Hamilton. Carlos Sainz Jr. foi o sexto com a outra Mclaren.

A Ferrari, depois do vexame de ficar abaixo dos 10 primeiros colocados no primeiro treino livre, foi um pouco melhor na segunda sessão. O monegasco Charles Leclerc conseguiu se colocar na nona posição e o alemão Sebastian Vettel, mesmo com o susto sofrido no fim da atividade ao rodar na curva Di Lesmo, foi o 12.º. Monza é considerad­a um dos quintais da Ferrari na Itália.

 ?? MATTEO BAZZI / AFP ?? Sem esforço. Mercedes continua domínio na temporada, comandada por Lewis Hamilton
MATTEO BAZZI / AFP Sem esforço. Mercedes continua domínio na temporada, comandada por Lewis Hamilton

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil