O Estado de S. Paulo

Visita ao Zoo Safári cresce na pandemia

Visitas crescem e atração alia contato com a natureza e a segurança do drive-in

- Paula Felix Valéria Gonçalvez

A menina Beatriz Marques, de 3 anos, observa aves do Zoo Safári durante visita com o tio Gabriel: com seu tradiciona­l modelo de passeio dentro do carro, parque registrou um aumento de 35% no número de visitantes em julho, o primeiro mês após sua reabertura, em relação ao mesmo período do ano passado.

Disponível para filmes e shows durante a pandemia do novo coronavíru­s, o modelo drive-in está fazendo sucesso em um passeio que já usava o formato e, agora, está atraindo famílias que querem oferecer opção de diversão sem aglomeraçã­o para as crianças. Apenas no primeiro mês após sua reabertura, em julho, o Zoo Safári registrou aumento de 35% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado.

O cresciment­o no movimento se dá mesmo com as novas regras adotadas após a reabertura do espaço para evitar a disseminaç­ão do vírus. O local foi fechado em 21 de março e reabriu em 13 de julho. No novo formato, as vans não estão sendo mais utilizadas e também não é possível alimentar os animais.

O atendiment­o foi reduzido em 50%, de modo que 500 veículos particular­es podem acessar o espaço por dia. O uso de máscaras é obrigatóri­o e os visitantes têm a temperatur­a verificada na entrada. Os carros só avançam pelo local após desinfecçã­o das rodas com uma solução de hipoclorit­o de sódio na portaria. O safári fica em SP.

O advogado Gabriel Marques, de 31 anos, resolveu visitar o local com a sobrinha Beatriz Marques, de 3 anos, na semana passada, para oferecer uma atividade diferente para a criança, que está em isolamento social. “Para ela, foi fantástico. Ela estava impression­ada com os animais e por poder chegar perto deles. Foi uma forma de sair de casa e fazer um programa com segurança, porque a gente fica dentro do carro e não tem interação com ninguém de fora, mas tem contato com a natureza. Por isso que escolhi ir lá em vez de ir ao Zoológico ou a qualquer outro parque.”

Os números da Fundação Parque Zoológico de São Paulo mostram que a procura pelo Zoológico caiu quase 68% no mesmo período – o local também está funcionand­o com 50% de sua capacidade. Foram 137.711 pessoas entre 13 de julho e 12 de agosto do ano passado e 44.544 pessoas no mesmo período deste ano. No Zoo Safári, passou de 13.219 para 17.893 visitantes.

Diretora administra­tiva da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Fátima Viveiros Valente diz que o mês de agosto não costuma ter movimento, mas a possibilid­ade de fazer o passeio dentro do carro tem atraído muitos visitantes.

“As pessoas estão em casa e estão conseguind­o organizar a rotina. Se as crianças tiverem aulas de manhã, podem vir à tarde. Acho que tende a ser um modelo mais adotado, tem a moda para assistir filme, resgatar coisas que aconteciam no passado. Há crianças que não passaram por isso e alinhar a natureza com essa novidade pode funcionar. É uma forma de desconecta­r da tecnologia também.”

Um post na rede social de um casal de amigos incentivou a enfermeira Angelina Romano, de 35 anos, a ir ao Zoo Safári com o marido, o médico Lucas Romano, de 34 anos, e a filha Alice, de 2 anos. De férias, ela aprovou o passeio. “A gente decidiu que não ia viajar e foi muito legal. A Alice curtiu muito, porque ela adora animais. A gente fica dentro

do carro e acaba sendo até melhor para uma criança da idade dela.”

O Zoo Safári fica na Avenida do Cursino, 6.338, e abre diariament­e, incluindo feriados, das 10 às 16 horas. O ingresso para adultos e crianças acima de 12 anos custa R$ 45; ingressant­es de 4 a 12 anos pagam R$ 20 (abaixo dessa faixa é gratuito).

 ??  ??
 ?? VALERIA GONÇALVEZ/ESTADAO-26/8/2020 ?? Natureza. São mais de 160 espécies que podem ser observadas durante a visita ao local
VALERIA GONÇALVEZ/ESTADAO-26/8/2020 Natureza. São mais de 160 espécies que podem ser observadas durante a visita ao local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil