O Estado de S. Paulo

Livro de Cohen vira best-seller no lançamento

-

O aguardado livro de Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, foi lançado ontem e já ocupa o topo da lista de mais vendidos nos EUA. Em Disloyal:

a Memoir (“Desleal: Memórias”, em tradução livre), ele diz que o presidente se comporta como um mafioso e tem “uma opinião desfavoráv­el sobre todos os negros”. O livro foi escrito por Cohen durante o tempo que ele passou na prisão, por crimes financeiro­s cometidos durante a campanha de 2016.

No livro, Cohen afirma que Trump fez comentário­s racistas sobre Nelson Mandela. “Diga-me um país dirigido por um negro que não seja um buraco de merda.” O trecho provocou uma reação da Fundação Nelson Mandela. “Líderes que se comportam como Trump não estão em posição de fazer comentário­s autorizado­s sobre a vida e o trabalho de Madiba (Mandela).”

A Casa Branca afirma que o ex-advogado de Trump está mentindo. “Cohen é um criminoso sem credibilid­ade e um advogado impedido de exercer a profissão, que mentiu para o Congresso”, disse a porta-voz do governo, Kayleigh Mcenany.

Cohen era uma espécie de “faz-tudo” do presidente. Em 2018, ele foi preso por evasão fiscal, falso testemunho e violações de regras de financiame­nto de campanhas. Às vésperas da eleição de 2016, ele pagou US$ 130 mil (R$ 697 mil) para que atriz pornô Stormy Daniels não revelasse um caso extraconju­gal que teve com Trump dez anos antes.

Cohen garante que agiu sempre sob as ordens do presidente, o que Trump sempre negou. “Nunca vale a pena acertar (com dinheiro) essas coisas, mas muitos amigos me aconselhar­am a pagar”, Trump teria dito a Cohen, segundo o livro. “Se isso for revelado, eu não tenho certeza como meus apoiadores reagiriam. Mas aposto que eles achariam que é legal eu ter dormido com uma atriz pornô.”

 ?? SKYHORSE PUBLISHING VIA AP ?? No ataque. Livro de Cohen
SKYHORSE PUBLISHING VIA AP No ataque. Livro de Cohen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil