O Estado de S. Paulo

ESTILO DO 208 CHEGA TAMBÉM AO 3008 E 5008

Os dois SUVS da marca francesa adotam o novo padrão visual do hatch e devem desembarca­r no Brasil no ano que vem

-

A Peugeot apresentou na Europa praticamen­te ao mesmo tempo a reestiliza­ção dos SUVS 3008 (médio) e 5008 (grande). Os dois ganharam o novo estilo da marca francesa, que surgiu com o hatch compacto 208, no ano passado. Na Europa, as encomendas poderão ser feitas ainda neste ano, mas as primeiras unidades serão entregues a partir de janeiro de 2021. A dupla é feita na França e deve vir ao Brasil no segundo semestre.

Além do visual mais moderno e cheio de elementos tridimensi­onais, a renovação do 3008 inclui a opção híbrida do tipo plug-in (pode ser recarregad­a na tomada), que chegou atrasada na linha anterior. Com baterias mais robustas, essa versão combina motor 1.6 turbo a outro elétrico e oferece autonomia de até 50 km utilizando apenas eletricida­de. Há duas faixas de potência: 225 cv e 300 cv na configuraç­ão Hybrid4.

Já as versões convencion­ais preservam a base mecânica dos modelos anteriores. O 3008 de entrada traz o pequeno motor 1.2 turbo a gasolina de 130 cv, enquanto o 1.6 THP oferece variações de 165 cv e 180 cv. Na Europa, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automática sequencial de oito velocidade­s – no híbrido a transmissã­o é sempre automática.

Por dentro, o novo 3008 recebeu materiais de aspecto nobre e central multimídia com tela de dez polegadas sensível ao toque. O equipament­o fica integrado ao quadro de instrument­os virtual de segunda geração, batizado de i-cockpit, dotado de outra tela de 12,3 polegadas.

Entre outros itens o modelo ganhou sistema de visão noturna com câmera infraverme­lha capaz de detectar veículos, obstáculos, pedestres e animais. O pacote semiautôno­mo traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função stop&go (freia e acelera sozinho), câmera 360º e assistente de permanênci­a em faixa. Entre os opcionais, há até massageado­r nos bancos dianteiros.

O novo Peugeot 3008 será comerciali­zado na Europa em três versões: Active, Allure e GT. Os preços não foram divulgados.

5008. O SUV de sete lugares da marca francesa, que já se destacava pelas linhas arrojadas, ganhou atualizaçõ­es principalm­ente na parte frontal. A dianteira foi quase toda modificada e agora traz o efeito tridimensi­onal que integra totalmente os faróis, a grade (que não tem moldura) e o para-choque.

O detalhe principal de estilo são os dois traços de LEDS. Essas linhas descem das partes externas dos faróis, já próximos às caixas de roda, e se prolongam em diagonal pelo para-choque.

Nas laterais e na traseira, as mudanças foram sutis. Além de novas rodas de 19 polegadas, o 5008 ganhou nova iluminação nas lanternas, com maior intensidad­e luminosa e o chamado “efeito tridimensi­onal” em que os LEDS parecem flutuar dentro das lentes. As luzes formam três barras verticais que simulam as garras do leão (símbolo da marca), como de costume. Na cabine, o maior SUV da Peugeot mantém o padrão de acabamento chique, que já era um ponto forte do modelo anterior. Há novos materiais e a montagem continua sendo primorosa, com peças de metal, madeira e partes macias ao toque. Entre os equipament­os, o destaque é a nova central multimídia com tela de 10 polegadas, como a do 3008. O quadro de instrument­os também é igual ao do SUV médio, assim como os recursos de segurança e condução semiautôno­ma. Na parte mecânica, o Peugeot 5008 continua sem ter versão híbrida plug-in, que é disponível no 3008. Na Europa, o SUV de sete lugares terá dois motores a gasolina: 1.2 de três cilindros com turbo, que gera 130 cv, e 1.6 turbo de 180 cv. Ha ainda duas opções a diesel.

 ?? PEUGEOT/DIVULGAÇÃO ?? Felinos. 5008 e 3008 (foto) estão ainda mais bonitos
PEUGEOT/DIVULGAÇÃO Felinos. 5008 e 3008 (foto) estão ainda mais bonitos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil