O Estado de S. Paulo

Tesla, a montadora mais valiosa

- MAURÍCIO BENVENUTTI mauricio@startse.com ✽ É SÓCIO DA EMPRESA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA STARTSE

Nesse ano, apesar da recente queda dos últimos dias, as ações da Tesla apresentam forte alta. Em 2017, a empresa de carros elétricos já tinha ultrapassa­do a GM e a Ford e se tornado a montadora mais valiosa dos EUA. Agora, em 2020, ela também passou a Toyota e se tornou a fabricante de automóveis mais valiosa do mundo, com apenas 17 anos de vida.

Você pode estar se perguntand­o... Isso faz sentido? Vou compartilh­ar três fatos para te ajudar a tirar as próprias conclusões. Primeiro, entre abril e junho, meses marcados pela quarentena, a Tesla teve lucro. Por quatro trimestres consecutiv­os, ela teve a mais longa sequência de lucrativid­ade da sua história. Hebert Diess, CEO da Volkswagen, escreveu: “Elon Musk apresenta resultados que muitos pensavam ser impossívei­s. Eles mostram que os carros elétricos podem ser lucrativos.”

Segundo, por falar em elétricos, a Tesla domina o setor. Nos EUA, 60% do mercado é dela. No mundo, ela foi quem mais vendeu esses modelos em 2019. Isso, porém, deve mudar. A VW planeja produzir 1,5 milhão de carros elétricos em 2025. GM, Hyundai e Kia, 1 milhão de unidades cada. Já a Toyota, 500 mil. Sim, haverá competição. Mas enquanto a maioria das marcas precisa migrar dos motores de combustão interna para os elétricos, a Tesla nasceu elétrica.

E apesar das suas vendas ainda serem poucas perto do total de carros vendidos no mundo, há consenso de que o futuro dos automóveis será elétrico.

E, terceiro, uma das grandes dúvidas sobre a Tesla diz respeito à sua capacidade de escalar a produção. Por isso, ela se compromete­u a construir mais fábricas do que qualquer outra montadora já estabeleci­da. Há uma em Fremont, no Vale do Silício. Outra em Nevada. Uma na China, que abriu em janeiro e produzirá 500 mil carros por ano. Além de duas em construção – em Berlim e no Texas. A empresa usa estruturas pré-fabricadas nas obras. A fábrica chinesa ficou pronta em apenas 11 meses. Um analista do Jpmorgan Securities projeta que a Tesla será capaz de produzir 2,5 milhões de unidades em 2025.

Poderíamos falar ainda na sua rede de estações de carregamen­to espalhadas pelo mundo, para seus motoristas poderem se deslocar por grandes distâncias, no seu DNA digital, no sistema de mobilidade autônoma já presente de fábrica em todos os seus veículos, no seu negócio de baterias, de telhas solares e por aí vai. Por mais céticas que as pessoas ainda sejam em relação às promessas não cumpridas, ou cumpridas fora do prazo, por mais que elas possam não concordar com o estilo audacioso de Elon Musk, é inegável que poucas empresas do planeta estão hoje em posição tão favorável quanto a Tesla para construir a próxima geração de automóveis.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil