O Estado de S. Paulo

‘Tive de escolher virtualmen­te’

-

“Morávamos nos Estados Unidos e meu marido recebeu uma proposta de trabalho para voltar ao Brasil. Somos uma família que se muda bastante, as crianças já viveram em Minas; agora iríamos para São Paulo. Decidimos nos mudar antes de saber da pandemia. A mudança seria em maio, mas tinha me programado para visitar escolas em São Paulo em março. Não foi possível.

Tive de fazer todo o processo da escolha da escola virtualmen­te. Procurava uma com bastante tempo de inglês, para meus filhos não perderem o contato com a língua. Também queria algo diferente da metodologi­a tradiciona­l. Pesquisei na internet e cheguei a quatro escolas. Perguntei para pessoas que eu conhecia na cidade. Três me falaram muito bem do Castanheir­as.

Isso pesou bastante. Mas o que me fez decidir foi a receptivid­ade que senti desde o primeiro contato. Fizeram uma visita virtual e explicaram as rotinas. Depois os coordenado­res se reuniram com cada uma das crianças, para que conhecesse­m a escola, perguntass­em o que quisessem.

No primeiro dia de aula, apesar de toda a distância, os professore­s fizeram com que se integrasse­m às turmas. Eles começaram no Castanheir­as quando a gente ainda estava fora do País. Até conseguir voo foi complicado. Como o ano letivo no Brasil e nos Estados Unidos é diferente, nem sabia em que série entrariam. Minha caçula não lia nem escrevia em português. Mas estão indo bem. Tenho abertura para falar com professore­s e coordenado­res, e está ajudando na adaptação.”

 ?? FERNANDO ROCHA ??
FERNANDO ROCHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil