O Estado de S. Paulo

O NOVO CURRÍCULO

-

A implementa­ção do Currículo Paulista no ensino médio vai ocorrer de forma escalonada: em 2021, com os alunos do 1º ano. Em 2022, para o 1º e o 2º ano; e em 2023, com todo o médio.

• São quantas horas?

A etapa terá um total de 3.150, sendo que a formação geral básica percorrerá 1.800 horas ao longo dos três anos. Os itinerário­s formativos serão ofertados em 1.350 horas.

• No que consiste a formação básica?

Ela abarca todos os componente­s curricular­es: Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. Só que todos aparecem com menor carga horária.

• E os itinerário­s formativos?

É a parte flexível do currículo. Se o estudante tem preferênci­a por Ciências da Natureza pode ter mais aulas dos componente­s curricular­es dessa área de conhecimen­to (Biologia, Física e Química). O mesmo vale para os que têm preferênci­a pelas áreas de Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa), Ciência Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Matemática. O aluno também tem a opção de fazer itinerário­s formativos que integrem duas áreas de conhecimen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil