O Estado de S. Paulo

Ana Sátila conquista ouro na Copa do Mundo de Canoagem

Brasileira sobe ao lugar mais alto do pódio na prova que vai fazer sua estreia nos Jogos de Tóquio

- TACEN, Eslovênia

Ana Sátila conquistou o título inédito no C1 (canoa individual), ontem, na etapa de Tacen, na Eslovênia, da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. A prova vai fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. No sábado, Pedro Gonçalves, o Pepê, já havia conquistad­o o ouro no K1 Extremo e o bronze no K1 (caiaque individual, prova olímpica).

Ontem, Ana Sátila completou a disputa em 93s64. Ela ainda teve um toque na baliza sete e, mesmo com uma penalidade de dois segundos, obteve vantagem para a segunda colocada, a francesa Lucie Prioux. A medalha de bronze foi para a americana Evy Leibfarth.

A brasileira se recuperou do tropeço na prova do K1 no sábado, quando recebeu uma penalidade de 50 segundos e terminou em nono lugar. “Estou muito contente com o resultado. Sair daqui com uma medalha de ouro é muito importante para mim. No sábado, tinha competido pelo K1 e perdi a última baliza, superei o erro e coloquei forças para buscar esse ouro. As medalhas do Pepê também me inspiraram”, festejou.

Foi o primeiro ouro de Ana Sátila em uma prova olímpica em etapas da Copa do Mundo e a quinta medalha no total. Ela já tinha conquistad­o duas pratas no K1 e dois bronzes no C1.

No K1 Extremo (prova não olímpica), ela tem uma medalha de ouro e uma prata.

Felipe Borges e Mathieu Desnos também representa­ram o Brasil na etapa de Tacen, na Eslovênia, da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. Ambos não disputaram as finais. Ontem, Borges ficou em 12.º lugar pelo C1 (canoa individual). Já Desnos disputou o K1 no sábado e finalizou a prova no 17.º lugar.

Duas medalhas. No sábado, Pepê até fez a descida mais rápida da prova do K1, modalidade que irá disputar nos Jogos Olímpicos Tóquio, mas foi punido com um acréscimo de dois segundos por tocar a penúltima baliza e, por isso, acabou na terceira colocação.

A medalha de ouro foi conquistad­a por Pepê no K1 Extremo, prova na qual os atletas disputam remada a remada. Pepê, inclusive, foi eleito em 2019 o melhor atleta do mundo na modalidade. O K1 Extremo está sendo cotado para entrar no programa olímpico em Paris-2024.

O próximo compromiss­o para os atletas da seleção brasileira de canoagem slalom será a segunda etapa da Copa do Mundo, de 6 a 8 de novembro, disputada em Pau, na França, onde foi realizado o Mundial de 2017.

Os canoístas estão há praticamen­te um mês no continente europeu. Eles integram a Missão Europa, programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que levou atletas de diversas modalidade­s para dar continuida­de às atividades e competiçõe­s devido ao fechamento dos espaços para treinos no Brasil por causa da pandemia.

 ?? CASSIO RAMON PETRY/CANOAGEM BRASILEIRA ?? Liderança. Ana Sátila ficou com o primeiro lugar no C1
CASSIO RAMON PETRY/CANOAGEM BRASILEIRA Liderança. Ana Sátila ficou com o primeiro lugar no C1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil