O Estado de S. Paulo

Sucesso nas redes, Daniel Alves vira ‘alvo’ de empresas

Autêntico, e com grande número de seguidores, ele recebe cada vez mais propostas para fazer propaganda na internet

- Guilherme Amaro

Jogador do futebol brasileiro com mais seguidores no Instagram, Daniel Alves vem recebendo propostas para fazer propaganda­s em suas redes sociais. Embora o meia não esteja sendo o grande destaque do São Paulo dentro de campo, os mais de 31,6 milhões seguidores atraem empresas que buscam divulgar seus produtos na internet.

Daniel Alves está entre os 15 brasileiro­s com maior número de seguidores no Instagram, numa lista que conta com personalid­ades como Anitta, Bruna Marquezine e Ivete Sangalo.

Se antes um jogador precisava marcar gols para participar de campanhas publicitár­ias, hoje é possível ser atraente “apenas” pelo engajament­o nas redes sociais. Uma só postagem patrocinad­a custa no mínimo R$ 40 mil, segundo especialis­tas da área. Há outros modelos de negócio, como ficar com porcentage­m sobre o lucro que a marca tiver com a campanha ou até mesmo receber uma pequena participaç­ão das ações da empresa. No Brasil, o formato mais comum é o pagamento por cada postagem.

Estudo realizado pelo Ibope Repucom, que analisou os elencos dos 20 clubes da Série A, além de Cruzeiro e Vitória, mostra que o camisa 10 do São Paulo possui mais seguidores do que muitas equipes. O levantamen­to mapeou 718 atletas, uma média de 32,6 jogadores por clube. Destes, 92% possuem conta ativa no Instagram atualmente.

O Estadão conversou com profission­ais da área de marketing esportivo. E eles apontaram o principal fator para que Daniel Alves seja atraente para as marcas: a autenticid­ade. “A marca quer um atleta que seja autêntico, que passe esse valor para o consumidor final. E o Daniel é assim. Então, não adianta só ter seguidores”, diz Pedro Oliveira, sócio-fundador da Outfield, empresa que trabalha com o planejamen­to de carreira do lutador do UFC Anderson Silva e com as marcas New Balance e Ello.

Além do número de seguidores, o engajament­o que o jogador tem é fundamenta­l para atrair patrocinad­ores. Com as chamadas métricas de conteúdo, que conseguem identifica­r todos os números de alguma postagem, as empresas sabem exatamente o público que vai alcançar. Não adianta apenas ter milhões de seguidores – os esportista­s sabem disso e cada vez mais buscam ampliar as relações com os torcedores pela internet.

Para o professor de marketing esportivo da ESPM Marcelo Palaia, as redes sociais aumentaram a importânci­a da imagem dos esportista­s fora de campo. “O atleta é a última barreira do fã com o esporte. As marcas procuram influencia­dores de todos os segmentos, como esporte, música e entretenim­ento. No esporte, o Daniel tem uma força muito grande. Jogou em times importante­s, foi titular da seleção... A imagem é muito forte e ele sempre foi visto como uma pessoa autêntica, é marcado por isso”, comenta Palaia.

 ?? PEDRO MARTINS / MOWA PRESS ?? Celebridad­e. Com 31 milhões de seguidores, Daniel Alves tem mais fãs do que muitos clubes da Série A do Brasileiro
PEDRO MARTINS / MOWA PRESS Celebridad­e. Com 31 milhões de seguidores, Daniel Alves tem mais fãs do que muitos clubes da Série A do Brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil