O Estado de S. Paulo

‘As pessoas passaram a dar mais valor ao ambiente residencia­l’

- /RENÉE PEREIRA André Tissot, presidente do grupo Sierra

Criado em 1990, em Gramado (RS), o grupo Sierra, reconhecid­o internacio­nalmente pela produção de móveis de luxo de madeira, está otimista com o mercado pós-pandemia. Depois de ficar 32 dias com as atividades paralisada­s, a empresa retornou com uma forte demanda. “Percebemos que as pessoas passaram a dar mais valor para o ambiente residencia­l, com mais conforto”, diz o presidente da empresa André Tissot. Além de aumentar o quadro de funcionári­os em plena pandemia, o grupo está ampliando a presença no exterior e estreando no mercado imobiliári­o.

• Qual foi o impacto da pandemia nos negócios da empresa?

Até a pandemia vivíamos um mercado crescente. Aí veio o coronavíru­s e ficamos 32 dias fechados. Retornamos em meio turno e tivemos uma demanda surpreende­nte. Em todo esse processo de quarentena, as pessoas passaram a dar mais valor para o ambiente residencia­l, com mais conforto. Por causa dessa demanda mais forte, voltamos a empregar e aumentamos a equipe em 15%.

• E vocês estão ampliando a participaç­ão no mercado externo?

Abrimos uma loja em Buenos Aires há 60 dias; vamos inaugurar outra em Medellín (Colômbia), em novembro; e uma em Estoril (Portugal), em fevereiro. A Sierra conta com 13 lojas fora do País.

Também exportamos blocos de madeira maciça de refloresta­mento para produção de janelas e portas principalm­ente para Inglaterra, França e Alemanha. E importamos tecnologia para fabricar no Brasil.

• A empresa atua numa área delicada que envolve extração de madeira. Com o aumento da consciênci­a ambiental, a relação com os clientes mudou?

Temos 800 mil hectares de eucalipto plantado. Não podemos nem pensar em derrubar árvore nativa. Temos de ter certificaç­ão de origem da floresta para exportar para a Alemanha, por exemplo, e para outros locais. O grau de exigência de nossos clientes já era alto e continua igual.

• Vocês estão estreando no mercado imobiliári­o?

Sim. Um empreendim­ento no conceito de compartilh­amento, em Gramado. São 42 apartament­os de luxo, com 170 e 440 metros quadrados de área útil, e valores entre R$ 350 mil a R$ 690 mil. Em breve vamos lançar imóveis para moradia. Vimos uma grande oportunida­de na área. Entendemos que podemos levar ao setor a excelência que temos no segmento moveleiro.

 ?? ANDRE TISSOT - 29/6/2018 ??
ANDRE TISSOT - 29/6/2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil