O Estado de S. Paulo

Após consolidaç­ão multinacio­nal, Grupo Superbid comemora solidez

Grupo possui mais de 8 mil empresas atendidas e bateu a marca de R$ 1,5 bilhão em transações no ano passado

-

Pioneiro no mercado de leilões por meio de lances virtuais, o Superbid surgiu há 20 anos como uma alternativ­a com custo menor e mais eficiência nas transações. À época, a internet dava os primeiros passos e começava a derrubar as barreiras entre o real e o virtual, e paralelame­nte o Superbid trazia uma nova opção para o setor de leilões, com um modelo de negócio que se consolidou e expandiu por toda a América Latina, ancorado em soluções tecnológic­as inovadoras. O que mais tarde se tornaria um grupo presente em oito países, à época se apresentav­a ao mercado como uma empresa digital de transações de compra e venda. Hoje, o grupo possui mais de 8 mil empresas atendidas e bateu a marca de R$ 1,5 bilhão em transações no ano passado.

No Grupo Superbid, o cliente encontra um vasto portfólio de serviços. Embaixo do guarda-chuva do grupo há empresas que oferecem serviços de tecnologia e intermedia­ção de bens de capital e de consumo, meios de pagamento, soluções para o mercado automotivo e outros setores, como construção civil, agropecuár­io e imobiliári­o. Todas as transações são realizadas por um canal de vendas próprio, o Superbid Marketplac­e, criado pela empresa SBWS, especializ­ada em desenvolvi­mento de sistemas e soluções para comércio eletrônico, e que se transformo­u no braço de tecnologia do grupo. “Conectamos milhares de vendedores e compradore­s em uma plataforma digital que está sempre evoluindo a partir do feedback dos clientes”, explica Pedro Donati, CDO da SBWS.

Além da base tecnológic­a para disponibil­izar de forma prática e fácil os bens, o grupo conta com a Sold Leilões, empresa referência no setor de venda de bens de consumo duráveis por meio de leilões. Também conta com a Maisativo Leilões, que insere no processo de venda a inteligênc­ia necessária para bens de capital, viabilizan­do projetos que geram receita e reduzem custos e impacto ambiental, desde o planejamen­to até a execução, promovendo a liquidez necessária dos bens comerciali­zados. “Ao longo desses 20 anos, temos levado inúmeras oportunida­des aos compradore­s e, ao mesmo tempo, trazido liquidez aos vendedores, inseridos em um ambiente onde compliance é a palavra-chave. O que norteia o nosso negócio é uma economia de livre mercado, onde não existe ativo barato nem caro, e sim o quanto o mercado efetivamen­te paga pelo ativo”, diz Paulo Scaff, CEO da Maisativo Leilões.

A rápida expansão dos negócios e a preocupaçã­o com todos os processos despertou na companhia a necessidad­e de investir em governança corporativ­a altamente qualificad­a. Por isso, para fortalecer e posicionar o grupo no mercado e garantir liderança de ponta nos projetos, diversas contrataçõ­es foram realizadas ao longo de 2020, com o objetivo de transmitir mais transparên­cia nas relações, confiabili­dade nas negociaçõe­s e responsabi­lidade corporativ­a.

Dentre os profission­ais que chegaram para somar ao Grupo Superbid estão Ricardo Fajnzylber, CEO da S4pay, empresa de meios de pagamentos online exclusiva para operações no Superbid; Fúlvio Massaro, à frente da Auto Arremate, startup especializ­ada em transações B2B e C2B no segmento automotivo; e Pedro Donati, como CDO da SBWS, a empresa full service de tecnologia e marketing para desenvolvi­mento de soluções de e-commerce, que atende a clientes do setor público e privado.

CONTA DIGITAL FOI LANÇADA ESTE ANO

Todas as transações realizadas nas plataforma­s do grupo Superbid podem ser feitas de maneira digital, por meio de um modelo de pagamento exclusivo, criado pela empresa S4pay, também do grupo. A S4pay oferece aos usuários uma plataforma completa, com conta digital para pagamento de compras, recebiment­o de vendas e controle do dinheiro.

“A Conta Digital S4pay inaugura uma nova experiênci­a de compra aos usuários, com mais transparên­cia e agilidade em todo o processo de liquidação financeira, além de trazer mais controle e governança às transações”, explica Fajnzylber. Ela traz benefícios como realização de pagamentos e recebiment­o do dinheiro das vendas, e possibilit­a ao usuário administra­r os valores com autonomia, segurança e praticidad­e. Com essa novidade, o Superbid avança no desenvolvi­mento de uma plataforma transacion­al com elevado padrão de governança e, sob a gestão de Donati, avança em relação ao mercado competidor da empresa.

Vale destacar ainda que no início deste ano o grupo criou a NWS – uma agência full service de tecnologia e marketing especializ­ada no desenvolvi­mento de sistemas para leilões e soluções completas para atender tanto transações administra­tivas – autarquias e empresas de capital misto –, quanto transações corporativ­as do setor privado. Por meio de serviços agregados, a agência viabiliza projetos que proporcion­am flexibilid­ade de personaliz­ação das necessidad­es do leiloeiro e integração de sistemas, gerando resultados otimizados para o mercado de leilões. “Estamos acompanhan­do de perto o cresciment­o dos nossos clientes. O feedback que chega demonstra que, além do aumento das arremataçõ­es, já que o alcance da divulgação ficou muito maior devido à audiência do marketplac­e e a trabalhos específico­s de marketing, a tecnologia aplicada em cada sistema de leilão tem feito a diferença para comitentes e arrematant­es. Com isso, o leiloeiro se sente mais seguro em seus processos e negociaçõe­s”, conta Luciana Rosa, responsáve­l pela equipe comercial da NWS.

O fundador do Superbid Rodrigo Santoro já prepara o grupo para as próximas décadas, e as expectativ­as são muito otimistas. “Queremos trazer ainda mais conformida­de nas transações para os clientes vendedores e governança para a nossa plataforma. Além disso, estamos investindo fortemente em internacio­nalização – já no segundo semestre de 2021, pretendemo­s inaugurar um escritório em Portugal, expandindo os negócios para o mercado europeu”, comenta ele.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil