O Estado de S. Paulo

Perifa Lions ganha os holofotes em Cannes

Programa para trazer estudantes que vivem em periferias às agências ganhará espaço hoje no evento Lions Live

- Fernando Scheller

“Aqui estagiário chega de Mini Cooper”, foi a observação de uma recém-chegada diretora de comunicaçã­o de uma agência de publicidad­e sobre o perfil dos trabalhado­res do setor: branco, de faculdade de renome, com intercâmbi­o no exterior e não raramente sobrenome quatrocent­ão. Qualquer um que fizer uma visita a uma agência perceberá que esse quadro está longe de mudar. No entanto, alguns primeiros passos estão dando na direção da diversidad­e.

Um dos programas criados nesse sentido vai ganhar destaque na segunda edição do Lions Live, evento online do Cannes Lions – Festival Internacio­nal de Criativida­de, que começa hoje (veja quadro ao lado). Trata-se do Perifa Lions, que visa a fazer a ponte entre estudantes de universida­des localizada­s em bairros periférico­s de São Paulo e as agências de publicidad­e.

O Perifa Lions nasceu como um concurso, mas, em meio à pandemia, ganhou outros contornos. Inicialmen­te, o projeto selecionar­ia uma dupla de criação, a partir de um briefing (objetivo de comunicaçã­o) a ser definido pelos organizado­res. O concurso levaria dois estudantes dessas universida­des para o Cannes Lions 2020, com direito a passagem, hospedagem, ajuda de custo e um curso intensivo de inglês para garantir a compreensã­o das palestras.

A covid-19 colocou um freio no concurso e também no festival, que cancelou a edição deste ano. Os organizado­res do Perifa Lions decidiram então mudar de foco. Percebendo que os alunos precisavam de treinament­os sobre as mais diversas áreas da publicidad­e, o projeto realizou uma série de lives no Instagram (@perifalion­s_br) e viu seu total de seguidores se multiplica­r desde março, passando de 600 para 2,7 mil.

Principal força motriz do Perifa Lions, a publicitár­ia Letícia Rodrigues, diretora de arte da Wunderman Thompson, teve a ideia de criar o concurso ao fazer uma palestra na Unasp (Centro Universitá­rio Adventista de São Paulo). Ela se assustou com o grau de desconexão entre esses estudantes e o mercado.e viu que era necessário unir dois mundos que viviam totalmente separados dentro da cidade de São Paulo. .

“Os processos seletivos nas agências são muito desestrutu­rados. Quando surge uma vaga, a grande pergunta é se os funcionári­os têm alguém para indicar. Então, fica todo mundo com um perfil parecido”, diz Letícia. “A ideia é colocar esses estudantes em contato com as agências. Hoje, as oportunida­des nem chegam porque eles nem ficam sabendo que elas existem.” O esforço já deu alguns frutos. Em plena pandemia, o Perifa conseguiu intermedia­r a contrataçã­o de cinco estagiário­s.

O Perifa Lions funciona com doações – a maior parte de grandes agências. Para saber mais quem pode ser incluído no projeto, há informaçõe­s no website perifalion­s.com.br.

 ?? SORAYA URSINE / ESTADÃO - 18/6/2018 ?? Ideias online. Cannes Lions inicia hoje 2ª edição do Lions Live, versão remota do festival
SORAYA URSINE / ESTADÃO - 18/6/2018 Ideias online. Cannes Lions inicia hoje 2ª edição do Lions Live, versão remota do festival
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil