O Estado de S. Paulo

• BC vê recuo menor no PIB

- /FABRÍCIO DE CASTRO, THAÍS BARCELLOS e EDUARDO RODRIGUES

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a instituiçã­o projeta agora queda de 4,5% do PIB no ano, recuo menor do que o esperado.

O Banco Central já trabalha com uma retração do PIB inferior a 5% em 2020. Em evento virtual na manhã de ontem presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, afirmou que as projeções atuais já indicam um recuo menor que o esperado anteriorme­nte, em meio à pandemia de covid-19. Ele citou a expectativ­a de uma retração de 4,5% do PIB no ano.

A queda, citada por Campos Neto durante evento do Milken Institute, é inferior ao publicado no último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), de setembro deste ano, quando o BC projetou queda de 5% do PIB. No fim de junho, a projeção era de baixa de 6,4%.

O recuo de 4,5% também está abaixo das previsões atuais do mercado financeiro. O Relatório de Mercado Focus, publicado na manhã de ontem indicou que a projeção dos economista­s do mercado é de 5% de queda.

De manhã, em outro evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as projeções de mercado estão entre recuo de 5,5% e 5%. “Mas achamos que será menos, uma queda de cerca de 4%”, disse o ministro”

Segundo Guedes, o auxílio emergencia­l salvou “os sinais vitais da economia”. “O Brasil gastou 10% do PIB nessa operação de resgate. O gasto foi o dobro dos emergentes, mas sem arrependim­ento”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil