O Estado de S. Paulo

• Corrupção

-

De competênci­a

Tendo a Constituiç­ão admitido a tripartiçã­o do poder, questiona-se se a decisão do ministro Luís Barroso, do STF, de afastar o senador Chico Rodrigues não representa­ria abuso de poder. Ora, se ao Judiciário compete julgar deputados e senadores, conforme dispõe a Carta Magna, a decisão do ministro parece prima facie ser correta. Como o pleno do STF também se manifestar­á, qualquer dúvida será afastada, porque o que poderia ser questionad­o é se esse tipo de decisão deve ser conjunta ou monocrátic­a. Ao apenas afastar o senador, não há como acusar Barroso de abuso de poder, salvo melhor juízo.

LAIRTON COSTA

LAIRTON.COSTA@YAHOO.COM

SÃO PAULO

Conselho de Ética

Os senadores precisam entender: quem será julgado não é só a esdrúxula figura de um senador que usou a cueca para esconder dinheiro roubado do combate à covid, mas, principalm­ente, a moral do Senado.

ABEL RODRIGUES

ABEL@KNN.COM.BR

RIO DE JANEIRO

Afastado com salário

É inadmissív­el que o senador flagrado com dinheiro na cueca seja afastado e continue recebendo o seu salário, pago pelo brasileiro comum, que sofre para sobreviver e alimentar os filhos com o básico dos básicos. Passou da hora de punir todos, sem exceção. Afinal, somos todos iguais perante a lei. Será?

M. DO CARMO ZAFFALON LEME CARDOSO

ZAFFALON@UOL.COM.BR

BAURU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil