O Estado de S. Paulo

Alexandre Pato completa dois meses de desemprego

Atacante, que deixou o São Paulo em agosto, continua livre, sem despertar o interesse de grandes times do País

- Ricardo Magatti ESPECIAL PARA O ESTADÃO

Revelado pelo Internacio­nal em 2006 como uma das principais promessas do futebol brasileiro, Alexandre Pato foi do estrelato ao desemprego e não conseguiu, até agora, ser o protagonis­ta que seu talento sugeriu quando despontou profission­almente aos 17 anos. O atacante completou ontem dois meses sem clube, depois de rescindir com o São Paulo no fim de agosto.

Segundo o São Paulo, foi Alexandre Pato quem pediu para romper o vínculo. O acordo iria até o fim de 2022 e o jogador, infeliz no clube, abriu mão de luvas atrasadas e de valores que deveria receber até o encerramen­to do contrato. Tudo isso girava em torno de R$ 35 milhões. Ao deixar o time paulista, esperava-se que ele logo se recolocass­e em alguma outra equipe. Não foi o que aconteceu, no entanto. Pato está parado. Nas redes sociais, ele anda publicando frases como “assuma o controle de sua vida”.

O destino ideal parecia ser o Internacio­nal, de Porto Alegre. O time colorado perdera seu principal atacante, Paolo Guerrero, machucado, que só volta a jogar em 2021, e estava em busca de reposição para o ataque. Parecia ser o negócio perfeito, já que a ideia de retornar ao time que o revelou para o futebol, e no qual foi feliz, era bem vista pelo atacante. A negociação, porém, não foi concretiza­da e o jogador continua desemprega­do.

Além do Inter, Pato também foi especulado em três times italianos: Genoa, Spezia e Monza. O Monza pertence a Silvio Berlusconi, ex-sogro do jogador, que namorou Barbara Berlusconi por dois anos, de 2011 a 2013. O bilionário empresário foi primeiro-ministro da Itália e proprietár­io do Milan por 30 anos.

Neste ano, Pato marcou apenas quatro gols em 13 jogos. Nas duas passagens do atacante pelo São Paulo, foram 47 gols em 136 partidas. Ele foi pouco utilizado pelo técnico Fernando Diniz e agora não desperta interesse de grandes clubes. Um dos entraves é o alto salário – cerca de R$ 700 mil por mês. É possível que o atacante só volte aos gramados em 2021.

Enquanto não define seu próximo destino, o jogador, que recentemen­te completou 31 anos, tem aparecido esporadica­mente nas redes sociais para mostrar como tem mantido a forma. Ele exibe parte de sua rotina de preparação, publica alguns vídeos com gols e lances da época no Milan e ainda compartilh­a alguns momentos de sua vida pessoal. Marido de Rebeca Abravanel, o atacante chegou até a ser cogitado para comentar um jogo do São Paulo pela Libertador­es em transmissã­o do SBT, emissora do sogro Silvio Santos. Mas a possibilid­ade não se confirmou.

Nas redes sociais, Pato também se apresenta para mostrar insatisfaç­ão com as especulaçõ­es a respeito de seu futuro no futebol. “Me colocam sempre em um time. E até sobre o futuro agora estão falando... Único que sabe é Deus. Ele, sim, sabe os meus planos”, escreveu em uma publicação o jogador, que afirmou que estará de volta aos gramados “logo, logo” e garantiu aos torcedores estar treinando e se cuidando.

SEM JOGAR

JOGADOR ATUALMENTE SEM CLUBE ‘Me colocam sempre em um time. E até sobre o futuro estão falando. Único que sabe é Deus. Ele, sim, sabe os meus planos’ Alexandre Pato

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO-2/6/2019 ?? Sem time. Jogador pode acabar voltando só em 2021
FELIPE RAU/ESTADÃO-2/6/2019 Sem time. Jogador pode acabar voltando só em 2021

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil