O Estado de S. Paulo

Contra a China, EUA se oferecem para financiar 5G no Brasil

Na nova ‘guerra fria’, objetivo americano é tentar barrar o avanço da Huawei

-

Autoridade­s dos EUA propuseram ao governo brasileiro o financiame­nto de “qualquer investimen­to” no setor de telecomuni­cações do País. A proposta é uma tentativa de barrar a presença da chinesa Huawei no 5G. O governo ainda ouviu pedido para que selecione grupos de outras nacionalid­ades na instalação da infraestru­tura da tecnologia mais avançada do mundo em comunicaçõ­es e internet. Por trás da “guerra fria” entre os EUA e a China está a liderança da tecnologia 5G e de todo o desenvolvi­mento econômico que essa posição pode gerar. A Huawei é hoje a principal fornecedor­a de equipament­os centrais para essa tecnologia, à frente da sueca Ericsson e da finlandesa Nokia. Os EUA não têm mais um grande fabricante no setor. A China, por meio de sua embaixada no País, reagiu à investida dos EUA. A decisão sobre a participaç­ão da Huawei no leilão 5G no Brasil deve ficar para 2021. O presidente Jair Bolsonaro disse que deseja comparecer à posse de Donald Trump como presidente reeleito.

• A China reagiu no mesmo tom à ofensiva da missão americana que tenta fazer o Brasil desistir de contratar a chinesa Huawei para as redes de 5G no País. “Esses políticos americanos, no seu número pequeno, consideram abertament­e 'mentir, trapacear, roubar ' como a 'glória' dos Estados Unidos, e se tornaram em criadores de problemas que ferem a ordem internacio­nal e ameaçam as regras internacio­nais. Ao ignorar os fatos básicos e produzir comentário­s baseados na mentalidad­e de guerra fria e jogo de soma zero, eles têm como objetivo real servir a certos interesses políticos”, disparou, em nota, pelas redes sociais, a Embaixada da China no Brasil.

No recado contrapõe a oferta americana dizendo que a China tem ajudado o Brasil no combate ao coronavíru­s, ao contrário dos Estados Unidos, que, segundo eles, “retiveram materiais médicos urgentes, inclusive respirador­es”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil