O Estado de S. Paulo

Arthur do Val diz que auxílio é ‘populismo’

- / ALESSANDRA MONNERAT, PEDRO PRATA e TIAGO AGUIAR

O deputado estadual Arthur do Val (Patriota) foi impreciso ao citar dados sobre a população dos distritos paulistano­s e o uso do dinheiro público na campanha, segundo checagem do Estadão Verifica. Confira a checagem:

“Diminuiu o número de pessoas na região central de São Paulo. (…) Nos últimos 20 anos, todos os bairros bons de São Paulo perderam população, enquanto as periferias de São Paulo estão cada vez mais densas e cheias de pessoas.”

O Sistema Seade de Projeções Populacion­ais aponta que a maioria dos distritos de São Paulo teve homogeneid­ade na média de cresciment­o ano a ano na última década: 58 distritos tiveram aumento populacion­al entre 0% e 1%. Entre os distritos citados nominalmen­te pelo candidato, nenhum teve redução na contagem de habitantes.

“Nos últimos 20 anos, a população de rua de São Paulo só aumentou”.

A informação está correta. O censo da população de rua da Prefeitura de São Paulo registrou que o número de pessoas em situação de rua na cidade em 2000 era de 8.706 pessoas, passou para 15.905 em 2015 e 24.344 em 2019.

“Sou o único candidato que não pega dinheiro de imposto para fazer santinho.”

Não é bem assim. Na prestação de contas do candidato ao TSE, não há registro de receitas do fundo eleitoral ou do Fundo Partidário. No entanto, o candidato a prefeito Filipe Sabará (Novo) também declarou não ter recebido dinheiro desses fundos públicos nesta campanha.

NA WEB

Vídeo. Assista à integra da sabatina com Arthur do Val estadao.com.br/e/arthurdova­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil