O Estado de S. Paulo

Veto a brasileiro­s não tem data para acabar

Embaixador do Brasil em Washington diz que entrada nos EUA depende da redução da pandemia no Brasil

- CORRESPOND­ENTE / WASHINGTON Beatriz Bulla

O fim da restrição de entrada de viajantes do Brasil nos EUA depende da redução da pandemia de coronavíru­s no País, disse ontem o embaixador brasileiro em Washington, Nestor Forster.

Em maio, a Casa Branca bloqueou a entrada de quem chega do Brasil ou esteve no País nos 14 dias que antecedera­m o desembarqu­e nos EUA, como parte da tentativa de controlar a propagação de coronavíru­s. A medida continua em vigor e não há prazo para ser derrubada.

“Essas medidas devem ser abrandadas assim que os números no Brasil melhorarem”, disse Forster, em entrevista a correspond­entes brasileiro­s nos EUA. “Não é uma decisão política de amizade com esse ou aquele país. É levada em conta a evolução do quadro geral da pandemia.”

Os EUA barraram a entrada de viajantes da China em janeiro. Em fevereiro, a restrição foi imposta também aos que chegavam do Irã. Em março, a mesma medida foi imposta aos europeus, depois ao Reino Unido e Irlanda. Em maio, a Casa Branca barrou a entrada de quem está no Brasil. Americanos, cidadãos com residência permanente nos EUA e estrangeir­os que possuem visto diplomátic­o estão excluídos da restrição.

O governo americano vem sendo questionad­o sobre a manutenção das restrições. O Departamen­to de Estado tem argumentad­o que estuda a melhor forma de suavizá-las, mas a Europa ainda não liberou a entrada de viajantes vindos dos EUA. A perspectiv­a de uma nova

• EUA batem recorde

Os EUA registrara­m na semana passada uma média 59 mil novos casos de covid-19 por dia, a maior desde agosto. O total diário deve ultrapassa­r em breve os 75,6 mil casos, recorde de julho.

onda de propagação do vírus, tanto nos EUA quanto na Europa, com o recente cresciment­o de novos casos, criaram ainda mais incertezas quanto à flexibiliz­ação.

No caso da China, o bloqueio de viagens tem sido um dos principais pilares da campanha eleitoral do presidente dos EUA, Donald Trump. “Estamos cobrando isso dos americanos e esperamos ter alguma notícia para breve, embora não possa me compromete­r com nenhum horizonte”, declarou Forster.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil