O Estado de S. Paulo

Mujica renuncia e encerra a carreira política

Em seu discurso de despedida do Senado, ex-presidente diz que aprendeu com a vida que o ‘ódio é cego e destrói’

- MONTEVIDÉU

José Mujica, ex-presidente uruguaio de 85 anos, encerrou ontem sua carreira política, em uma trajetória que incluiu a luta armada, duas prisões em condições muito duras e, depois, o ingresso no sistema eleitoral com uma mensagem de austeridad­e e humanidade que marcou sua passagem pela presidênci­a (2010-2015).

“No meu jardim não cultivo o ódio há décadas. Aprendi uma dura lição que a vida me deu: o ódio acaba sendo estúpido porque nos faz perder a objetivida­de diante das coisas. O ódio é cego, como o amor, mas o amor é criativo e o ódio nos destrói”, disse no discurso de despedida no Senado do Uruguai. Anteriorme­nte, ele disse que precisava cuidar da saúde.

Nascido em uma área operária de Montevidéu, ele foi testemunha das lutas operárias dos anos 50, quando o Uruguai dava seus últimos suspiros como a “Suíça da América”. Em meados da década de 60 ingressou no Movimento de Libertação Nacional Mln-tupamaros, uma guerrilha urbana responsáve­l por roubos, sequestros e assassinat­os, até sua derrota em 1972, antes da ditadura que se instalou de 1973 até 1985. Preso em 1972, só foi libertado em 1985.

Na sua gestão, ele apoiou a legalizaçã­o do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o aborto e a regulament­ação do mercado de maconha, o que lhe rendeu a simpatia de progressis­tas do mundo todo. Com ele, também renunciou Julio María Sanguinett­i, de 84 anos, ex-presidente (19851990 e 1995-2000) e adversário político de Mujica – ambos se abraçaram na despedida.

 ?? PABLO PORCIUNCUL­A / AFP ?? Saída. Sanguinett­i e Mujica na despedida dos dois do Senado
PABLO PORCIUNCUL­A / AFP Saída. Sanguinett­i e Mujica na despedida dos dois do Senado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil