O Estado de S. Paulo

PSG perde na estreia; Barcelona goleia

Liga dos Campeões. Time francês sofre revés em casa e equipe de Messi faz 5 gols

-

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começou ontem com um resultado inesperado. Atuando na França, o Paris Saint-germain, vice-campeão da temporada passada, perdeu para o Manchester United por 2 a 1, em um jogo onde o brasileiro Neymar pouco fez. Quem também entrou em campo foi o Barcelona, que venceu o Ferencváro­s por 5 a 1 no Camp Nou, com o astro argentino Lionel Messi marcando o primeiro gol para o time espanhol.

Em Paris, pelo Grupo H, o PSG deixou o campo reclamando muito da arbitragem, que teria anotado um pênalti inexistent­e para os ingleses e ignorado dois para os franceses. Neymar chegou a levar cartão amarelo por reclamação no lance de possível empurrão em Mbappé, na área. Mas o placar acabou sendo justo por causa da coragem dos visitantes em jamais abdicar da busca pela vitória. Já a equipe francesa ficou devendo futebol.

Foi um dia de estreia para o brasileiro Alex Telles no Manchester United. Mas os olhares estavam todos para as duplas de ataque formadas por Neymar e Mbappé de um lado e Rashford e Martial do outro.

Bem marcados, Neymar e Mbappé não foram bem na etapa inicial e ainda viram os visitantes abrirem o marcador, após pênalti questionáv­el de Diallo em Martial. Bruno Fernandes cobrou e Navas pegou. O árbitro mandou voltar e desta vez a cobrança foi precisa: 1 a 0

No começo do segundo tempo, Neymar cobrou escanteio com efeito, Martial foi tentar afastar a bola da área do Manchester United, mas acabou mandando contra o próprio gol, empatando a partida.

Após a arbitragem ignorar dois pênaltis para os franceses, o United cresceu. Aos 41, Rashford entrou na área e bateu cruzado para marcar o segundo dos ingleses, num déjà-vu das oitavas de final da temporada 2018-2019, quando o clube eliminou o PSG com gol do mesmo Rashford, aos 49 da segunda etapa.

Goleada. Pelo Grupo G, ainda abalado pela derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique nas quartas de final na temporada passada, um resultado que provocou mudanças no clube, incluindo a chegada do técnico Ronald Koeman, o Barcelona abriu a sua participaç­ão no atual torneio com um triunfo por 5 a 1 sobre o húngaro Ferencváro­s, no Camp Nou.

A goleada do Barcelona foi liderada por Messi, que abriu o placar no momento em que o seu time enfrentava dificuldad­es diante do campeão húngaro, além de ter participaç­ão direta no terceiro, de Philippe Coutinho, e quinto gols da equipe. Mas também chamou a atenção a ausência de Griezmann, que não deixou o banco de reservas mesmo com Koeman tendo realizado as cinco substituiç­ões a que tinha direito.

O resultado deixa o time com os mesmos três pontos da Juventus no Grupo G, mas em vantagem no saldo de gols, pois o clube italiano fez 2 a 0 no Dínamo de Kiev, na Ucrânia. E as equipes vão se encontrar na próxima semana, em duelo agendado para Turim, mas sem Piqué em campo, pois o zagueiro foi expulso no segundo tempo do duelo de ontem.

Antes, no sábado, o Barcelona disputará clássico com o Real Madrid no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

 ?? FRANCK FIFE / AFP ?? Apagado. Neymar não conseguiu evitar derrota do PSG para o Manchester United
FRANCK FIFE / AFP Apagado. Neymar não conseguiu evitar derrota do PSG para o Manchester United
 ?? LLUIS GENE / AFP) ?? Brilho. Messi abriu o caminho para a vitória do Barcelona por 5 a 1 sobre o Ferencváro­s
LLUIS GENE / AFP) Brilho. Messi abriu o caminho para a vitória do Barcelona por 5 a 1 sobre o Ferencváro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil