O Estado de S. Paulo

Entenda o processo

-

1. O que o Google fez de ilegal para ser processado?

Segundo o governo dos EUA, o Google é dono de um monopólio no mercado de buscas e a empresa está protegendo ilegalment­e sua posição dominante no mercado de busca e publicidad­e digital. Para se proteger, o Google fez acordos comerciais bilionário­s com fabricante­s e parceiros – a Apple, por exemplo, recebe bilhões por ano da gigante de buscas para ter o serviço do Google como padrão em no iphone e outros dispositiv­os.

2. O que o Google alega?

A empresa afirma que a empresa não domina o mercado de buscas e diz que a competição na internet está apenas a um clique de distância. A companhia também se defende dizendo que seus acordos com fabricante­s não são diferentes dos acordos que outras empresas usam para distribuir software. Segundo o Google, usuários podem muito bem trocar o motor de busca de seus aparelhos para rivais, como o Yahoo ou o Bing, da Microsoft, quando quiserem.

3. O que o caso significa para o setor de tecnologia?

O caso contra o Google é uma resposta a uma questão palpitante nos últimos anos: quais medidas devem ser tomadas para filtrar ou segurar o poder das gigantes de tecnologia, que hoje podem moldar mercados, comunicaçõ­es e até a opinião pública a partir de sua posição de dominância no mercado. Esse episódio tem potencial para abalar o Vale do Silício e abrir uma sequência de processos contra as gigantes do setor, em um momento em que os partidos Democrata e Republican­o têm insatisfaç­ões contra as big techs.

4. Haverá eleição nos EUA em breve. É um processo político?

Sim. O advogado-geral dos EUA, William P. Barr, decidiu correr com o processo para que ele aconteça antes das eleições de novembro nos EUA, dando a imagem ao presidente Donald Trump, candidato à reeleição, de que ele pega pesado com as gigantes de tecnologia. Ao todo, 11 Estados americanos – todos dominados pelo Partido Republican­o, o de Trump – entraram na ação.

5. E o que pode acontecer?

A menos que haja um acordo, o caso será levado aos tribunais, em uma disputa que pode levar anos. O resultado é que o Google vai ter de enfrentar o escrutínio das autoridade­s. Por outro lado, a expectativ­a é de que os negócios sejam menos afetados, como já ocorreu na União Europeia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil