O Estado de S. Paulo

Como saber quanto tempo o ônibus irá levar para passar no ponto

Eles ajudam a diminuir a ansiedade dos usuários e contribuem para planejar os deslocamen­tos diários

- (D.S.)

Atrasos são muito comuns no transporte público e, nesse quesito, os ônibus lideram o ranking: uma pesquisa do Moovit aponta que a espera média por esses veículos no Brasil é de 19 minutos. Para reduzir a ansiedade e, principalm­ente, ajudar os usuários a planejarem sua rotina, há diversos aplicativo­s que mostram onde o ônibus está e quanto tempo ele irá demorar até chegar ao ponto. Confira os principais:

1. Cadê Meu Ônibus?

Disponível nas cidades de São Paulo, Teresina, Rio de Janeiro e Curitiba, o app tem como missão colocar o usuário no controle da sua viagem. Com ele, é possível pesquisar linhas, ver onde o ônibus está, saber a previsão de chegada do veículo ao ponto e ao destino.

Também existe a opção de o usuário adicionar suas linhas mais usadas em Favoritos do app e ver todas as ruas em que seu ônibus irá passar. O serviço é gratuito e está disponível para Android, IOS e Windows Phone.

2. Cittamobi

Desenvolvi­do em 2014, o Cittamobi disponibil­iza informaçõe­s dos ônibus nas cidades em que atua, por meio do seu app gratuito para usuários de Android e IOS. Hoje, o aplicativo está presente em mais de 300 cidades brasileira­s em 14 Estados e monitora os ônibus da frota.

Um diferencia­l importante do app é um aplicativo acessível a deficiente­s visuais. Desenvolvi­do por Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual, o Cittamobi Acessibili­dade também oferece a previsão dos horários de ônibus em tempo real, mas todas as informaçõe­s são transmitid­as aos usuários por áudio.

“O Cittamobi é a plataforma que oferece soluções que melhoram, em diversos aspectos, a vida dos usuários de transporte coletivo, seja por promover economia de tempo, seja para dar a possibilid­ade de milhares de brasileiro­s organizare­m sua rotina.”, diz Paulo Fraga, CEO do Cittamobi.

3. Moovit

O Moovit é uma empresa Intel e um dos apps de mobilidade urbana mais usados do mundo. No Brasil, o aplicativo está presente em todas as capitais e no Distrito Federal. No mundo, são mais de 865 milhões de usuários, em mais de 3.200 cidades de 107 países.

A previsão da chegada em tempo real – tanto em ônibus como nos demais modais – é um dos serviços mais usados. Com ele, o usuário consegue acompanhar o horário em que os ônibus estarão nos pontos. “A missão do Moovit é simplifica­r a mobilidade urbana em todo mundo, tornando-a mais acessível, segura e confiável”, diz Nir Erez, CEO e um dos fundadores da empresa.

4. Quicko

Trata-se de um app de integração entre os diversos modais que monitora o horário de chegada dos ônibus – e de outros tipos de transporte –, permitindo o acompanham­ento do trajeto. O aplicativo, que é gratuito e está disponível tanto para sistema operaciona­l Android como para IOS, mostra a localizaçã­o dos pontos de ônibus, a que linhas atendem, a posição aproximada dos veículos do transporte coletivo em um mapa e os horários de chegada de cada um em tempo real.

Logo depois do início da pandemia, com as mudanças no transporte público, o aplicativo lançou uma central de notificaçõ­es aos usuários, alertando sobre mudanças no transporte e medidas de combate ao novo coronavíru­s.

 ??  ??
 ?? Foto: Getty Images ?? Para ler e compartilh­ar no digital, acesse:
Foto: Getty Images Para ler e compartilh­ar no digital, acesse:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil