O Estado de S. Paulo

Da saúde ao lixo, dez desafios da capital

O Estadão consultou analistas em diferentes áreas para apontar soluções em temas prioritári­os da cidade

- Adriana Ferraz

Alista de desafios urgentes a ser enfrentada pela futura gestão municipal é tão ampla e diversa que impede a elaboração de um ranking de prioridade­s, em qualquer que seja a área. Mas a baixa resolutivi­dade faz com que alguns desses problemas sejam tão conhecidos que dificilmen­te não vão compor o futuro Plano de Metas do prefeito que será eleito hoje.

Gestão após gestão, temas como melhora da qualidade do ensino, déficit habitacion­al ou de médicos na rede de saúde, alto número de acidentes e mortes no trânsito, combate às desigualda­des e cuidado mais atento ao meio ambiente, seja na reciclagem do lixo ou na limpeza dos rios, seguem estagnados, com pouca ou nenhuma melhora.

Se a fila da creche – debatida tão exaustivam­ente nas últimas campanhas – deixou de ser foco na educação, devido ao aumento constante na oferta de vagas pelas últimas gestões, a qualidade da aprendizag­em no ensino fundamenta­l é o objetivo agora a se perseguir. Para o diretor-executivo do Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, apesar do avanço no Índice de Desenvolvi­mento da Educação Básica (Ideb), as notas obtidas pela rede municipal estão muito aquém das esperadas para São Paulo.

“Para termos uma ideia, um terço dos alunos terminam o ensino fundamenta­l 1 (1º ao 5º ano) sem alcançar a aprendizag­em adequada. Eles não estão totalmente alfabetiza­dos nem sabem as operações básicas de matemática. Isso se acentua no ensino fundamenta­l 2 (6º ao 9º ano), que tem as piores notas. É esse ciclo que deve ser priorizado”, afirmou Nogueira.

Além do movimento, o Estadão consultou outros grupos igualmente especializ­ados para debater as necessidad­es de mais nove ações essenciais para que São Paulo se torne uma cidade melhor ao longo dos próximos quatro anos – da sobrecarre­gada rede de saúde a temas sustentáve­is. Confira:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil