O Estado de S. Paulo

Drinques refrescant­es – e bem brasileiro­s

Paladar

-

Caju amigo

Esse drinque clássico, feito com a fruta típica do Nordeste, foi criado em 1955 no extinto Pandoro. Originalme­nte, levava caju fresco e gim, mas, anos mais tarde, passou a combinar doce de caju em calda, suco concentrad­o da fruta e vodca. Ingredient­es 1 colher (sopa) de açúcar

1 caju em calda

30 ml de suco concentrad­o de caju 30 ml de vodca

Gelo em cubos

Preparo

Bombeirinh­o

Esse é um jeito bem diferente – e muito mais docinho – de tomar a boa e velha cachaça, um clássico popular. Em uma coquetelei­ra, coloque todos os ingredient­es com seis cubos de gelo e bata vigorosame­nte. Ingredient­es 50 ml de cachaça

25 ml de suco de laranja

10 ml de suco de limão-siciliano 10 ml de suco de limão-taiti

15 ml de xarope de groselha com framboesa (50% groselha, 50% sobremesa)

Gelo

Preparo 1. Coloque em uma coquetelei­ra todos os ingredient­es com 6 cubos de gelo e bata vigorosame­nte. 2. Passe para um copo baixo e finalize com uma fatia de limão-taiti.

Caipirinha

Símbolo de brasilidad­e, seguindo essa receita, você não vai mais errar na caipirinha. Nada de amargor, excesso de bagaço, açúcar sobrando no fundo. A caipirinha bem feita é equilibrad­a, fácil de beber. O segredo está

Gim, cachaça, vodca, rum... não importa qual bebida você escolha, o importante é aplacar o calor com drinques refrescant­es. Clássicos, fáceis e deliciosos; aproveite as receitas do Paladar para brindar e festejar o fim do ano (e que ano!) e a chegada dos dias mais quentes.

São coquetéis para fazer em casa e agradar a todos os tipos de paladar – há opções mais sóbrias e outras bem festivas; drinques doces, outros supercítri­cos e alguns mais amargos; receitas para fazer direto no copo, no mixing glass (que nada mais é do que um copo alto com gelo), na coquetelei­ra e até no liquidific­ador.

Basta escolher a bebida e seguir o modo de preparo – só não vale se esquecer dos protocolos contra a covid19 depois do primeiro gole, combinado?

em (nada não macerar de coquetelei­ra). demais o limão E não adianta, os ingredient­es são apenas três: cachaça, gelo e açúcar.

Ingredient­es 1 limão galego grande (se for muito pequeno, use 2)

3 colheres (chá) de açúcar demerara

60 ml de cachaça branca

Preparo 1. Coloque em um copo baixo o limão cortado em fatias, o açúcar e macere levemente com um socador.

2. Adicione a cachaça, o gelo e misture de baixo pra cima com ajuda de uma colher ou mexedor. (Aqui, o drinque foi decorado com um talo de cana-de-açúcar).

Batida de coco

Cremoso, refrescant­e, tropical. Esse drinque com cachaça é fácil e rápido de fazer (vai tudo para o liquidific­ador). Se quiser, pode trocar a branquinha por vodca também – fica a gosto do barman.

Ingredient­es 60 ml de cachaça

60 ml de leite de coco

30 ml de leite condensado Um pitada de pó de noz-moscada

Preparo 1. Bata todos os ingredient­es com gelo no liquidific­ador. 2. Despeje em um copo, sem coar, e finalize com um pouquinho de noz-moscada ralada na hora.

Batida de paçoca

Praticamen­te uma paçoquinha, só que alcoólica. Em uma coquetelei­ra com seis cubos de gelo, acrescente uma paçoca esmigalhad­a, um mix de creme de leite com leite condensado e bata vigorosame­nte. Ingredient­es 50 ml de cachaça

25 ml de creme de leite fresco 25 ml de leite condensado

1 e 1/2 paçoca

1 colher (chá) de açúcar Gelo

Preparo

1. Misture bem o creme de leite e o leite condensado.

2. Em uma coquetelei­ra com 6 cubos de gelo, acrescente uma paçoca esmigalhad­a, o mix de creme de leite com leite condensado e todos os demais ingredient­es. Bata vigorosame­nte.

3. Passe tudo para um copo americano com 3 cubos de gelo e complete com a metade da paçoca restante polvilhada.

Piña colada

Outro clássico na turma das batidas, leva rum, suco de abacaxi fresco, leite de coco e leite condensado. Pura alegria – fora o charme de servir numa taça, decorado com abacaxi e cereja. Ingredient­es 60 ml de rum

180 ml de suco de abacaxi

30 ml de leite de coco

100 ml de leite condensado 1 cereja marasquino

3 folhas ou 1 fatia de abacaxi (para decorar)

Preparo 1. Bata os ingredient­es com gelo no liquidific­ador. 2. Coloque na taça. Finalize com uma cereja e as folhas (ou uma fatia) de abacaxi.

 ??  ??
 ?? ROBERTO SEBA/ESTADÃO ?? Paçoca.
Docinha e prática, a nossa batidinha
ROBERTO SEBA/ESTADÃO Paçoca. Docinha e prática, a nossa batidinha
 ?? GABRIELA BILÓ/ESTADÃO ?? Caju.
A fruta em calda com vodca, o melhor (caju) amigo
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO Caju. A fruta em calda com vodca, o melhor (caju) amigo
 ?? CODO MELETTI/ESTADÃO ?? Coco.
Com cachaça, a docinha batida
CODO MELETTI/ESTADÃO Coco. Com cachaça, a docinha batida
 ?? FERNANDO SCIARRA/ESTADÃO ?? Limão.
Caipirinha à prova de erro
FERNANDO SCIARRA/ESTADÃO Limão. Caipirinha à prova de erro
 ?? MAURO HOLANDA ?? Groselha.
Bombeirinh­o em casa
MAURO HOLANDA Groselha. Bombeirinh­o em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil