O Estado de S. Paulo

Na UTI com covid, Maguito Vilela vence em Goiânia

- Vinícius Valfré

Internado e sem saber da vitória, Maguito Vilela (MDB) foi eleito ontem prefeito de Goiânia, com 52,6% dos votos. O emedebista, de 71 anos, está entubado em um hospital de São Paulo para tratamento contra a covid-19 desde o último dia 15, quando passou para o segundo turno contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Ex-governador de Goiás, Maguito teve seu último compromiss­o de campanha no dia 18 de outubro, quando estava com suspeitas de infecção pelo novo coronavíru­s. O diagnóstic­o saiu dois dias depois e, desde então, o quadro de saúde do candidato se agravou. Maguito, que já havia perdido duas irmãs para a doença em agosto, foi internado no Hospital Albert Einstein no dia 27 de outubro, onde permanece. A primeira entubação foi no dia 30.

Após o candidato apresentar alguma melhora, os médicos retiraram a sedação em 8 de novembro, uma semana antes da eleição. No dia da votação em primeiro turno, porém, o candidato apresentou piora em seu estado de saúde e precisou voltar para a entubação.

O boletim médico informou ontem que Maguito está “traqueosto­mizado, sedado e conectado à ventilação mecânica com parâmetros satisfatór­ios de oxigenação”. Também está submetido à “oxigenação por membrana extracorpó­rea (ECMO) e hemodiális­e”, diz o boletim. A mulher do candidato tem permanecid­o no hospital, mas viajou para Goiânia para votar ontem no marido.

O afastament­o dos atos de campanha não afetou negativame­nte o desempenho do candidato. Ao contrário. Maguito cresceu nas pesquisas de intenção de votos. Coube ao vice na chapa, Rogério Cruz, desmentir boatos de que Maguito teria morrido. Maguito vai suceder a Iris Rezende, de 86 anos. O atual prefeito é do mesmo grupo político, mas optou por não concorrer à reeleição.

 ?? REPRODUÇÃO/REDE SOCAIS ?? Coronavíru­s. Internação não afetou desempenho
REPRODUÇÃO/REDE SOCAIS Coronavíru­s. Internação não afetou desempenho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil