O Estado de S. Paulo

Grosjean escapa das chamas no Bahrein

Piloto francês da Haas permanece 29 segundos dentro do carro, sofre queimadura­s nas mãos e tornozelos, mas passa bem

-

Um grave e impression­ante acidente marcou o GP do Bahrein de F-1 ontem. Logo após a largada, Romain Grosjean se enroscou com Daniil Kvyat, da Alphatauri, na saída da curva 3, bateu forte na barreira de proteção e viu seu carro explodir e ficar completame­nte destruído, e em chamas. As imagens são assustador­as. O piloto da Haas recebeu ajuda da equipe de resgate e conseguiu sair do veículo depois de 29 segundos.

Grosjean saiu às pressas do carro sem uma das sapatilhas. Fiscais de pista apagaram o fogo rapidament­e com extintores de incêndio. Um deles puxou o francês para fora do fogo. Grosjean foi atendido no centro médico do autódromo de Sakhir e depois encaminhad­o de helicópter­o a um hospital no Bahrein. A prova foi interrompi­da.

Informaçõe­s preliminar­es indicavam queimadura­s leves nas mãos e tornozelos. Existia suspeita de fratura de costela, mas o piloto está bem e permaneceu consciente após o acidente.

“Romain está bem. Não quero fazer comentário­s a respeito do estado de saúde, mas ele teve queimadura­s leves nas mãos e nos tornozelos. Claro que estava tremendo. Quero agradecer às equipes de resgate da FIA (Federação Internacio­nal de Automobili­smo), que agiram muito rápido. Foi assustador”, disse Gunther Steiner, chefe da Haas.

Com a batida, o chassi do carro se partiu e a gasolina saiu por todos os lados, causando o incêndio. Grosjean, de 34 anos, foi rapidament­e atendido.

Nas redes sociais, o heptacampe­ão Lewis Hamilton, que manteve a liderança após a relargada, alertou para os riscos que os pilotos correm. “Muito grato por Romain estar bem. O risco que corremos não é piada, para quem esquece que colocamos nossa vida em jogo por esse esporte que amamos. Obrigado à FIA pelos avanços em segurança para que Romain pudesse sair andando disso tudo de forma segura”, escreveu.

Grosjean fez vídeo para dizer que estava bem e agradecer o carinho de amigos e fãs. “Só queria dizer que estou bem, quer dizer, mais ou menos. Obrigado pelas mensagens. Agradeço aos médicos e a todos”, disse, mostrando as mãos enfaixadas e presas a duas hastes. Os médicos do Hospital Militar do Bahrein disseram que o francês está fora de perigo de morte, seus pulmões estão sendo monitorado­s e não há fraturas.

A prova parou com a bandeira vermelha porque a barreira de proteção ficou danificada. Os responsáve­is pela infraestru­tura do circuito começaram imediatame­nte o trabalho de reconstruç­ão. A previsão era de que a corrida ficasse paralisada por 45 minutos, mas a segunda largada foi dada após 1h30.

Grosjean não permanecer­á na Haas em 2021. A tendência é de que ele se transfira para a Indy. Com a suspeita de fratura nas costelas, é provável que o francês não corra mais na temporada. Além da prova de ontem, restam outras duas corridas até o fim da edição em que Hamilton faturou seu sétimo título, igualando Schumacher.

Se Grosjean não voltar, o brasileiro Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson, e o suíço Louis Deletraz, ambos reservas da Haas, devem ser acionados para um deles correr as duas etapas derradeira­s do campeonato, nos próximos dois fins de semana, novamente no Bahrein, e depois em Abu Dhabi.

A bruxa estava mesmo solta no Bahrein. A segunda largada também foi alterada por um novo incidente na pista, desta vez com o carro do canadense Lance Stroll (Racing Point), que capotou e saiu do traçado. Stroll foi atingido pelo russo Daniil Kvyat (da Alphatauri), já envolvido no acidente de Grosjean. Seu carro foi lançado para frente e capotado para cima. O canadense saiu com a ajuda do pessoal médico da F-1 e a corrida foi neutraliza­da pelo safety car.

Gunther Steiner CHEFE DA HAAS ‘Romain está bem. Teve queimadura­s leves nas mãos e nos tornozelos. Foi assustador e ele estava tremendo, claro. Agradeço à equipe de resgate’

 ?? BRYNN LENNON/AP ?? Susto. Piloto perde o controle do carro, bate com violência no guardrail e vê seu carro pegar fogo com ele dentro
BRYNN LENNON/AP Susto. Piloto perde o controle do carro, bate com violência no guardrail e vê seu carro pegar fogo com ele dentro
 ?? HAMAD I MOHAMMED/AFP ?? Grosjean. Francês teve primeiro atendiment­o no circuito
HAMAD I MOHAMMED/AFP Grosjean. Francês teve primeiro atendiment­o no circuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil