O Estado de S. Paulo

Tyson promete voltar aos ringues em breve

Boxe. Luta-exibição do campeão aos 54 anos com Jones Jr., 51, teve empate, saudosismo e impacto positivo nos fãs

- Wilson Baldini Jr.

Mike Tyson foi para a entrevista após a exibição diante de Roy Jones Jr. com o nariz dolorido, cansado, mas bastante satisfeito com o entretenim­ento proporcion­ado aos fãs do boxe no Staples Center, em Los Angeles. Entusiasma­do, o campeão mais jovem dos pesos pesados afirmou que quer voltar a lutar em no máximo dois meses, possivelme­nte em Saint Tropez, na França. Ele não revelou quem pode ser o rival, mas a expectativ­a é de que Evander Holyfield seja o nome escolhido.

“Quero lutar de dois em dois meses. Nunca me senti velho, sempre tive energia. Agora estou com o nariz doendo e muito cansado, mas estou feliz e vou voltar com melhor preparação da próxima vez”, disse o boxeador, de 54 anos.

Tyson comentou que jamais pensou que a exibição seria um fracasso. “Gosto de pressão. Sempre me supero e foi o que aconteceu. Fizemos um planejamen­to, seguimos e atingimos nosso objetivo”, afirmou o Iron Man. “Vamos continuar com este projeto, pois poderemos ajudar muitas pessoas mais.”

Sobre a luta, Tyson elogiou a forma “inteligent­e” de Jones impedir seus ataques. “Não consegui aplicar um só golpe sólido, mas acho que venci a luta. Deram empate, mas não tem problema. Valeu pela exibição.”

Seguindo as regras da Comissão Atlética da Califórnia, os cinquentõe­s calcularam cada golpe, mas proporcion­aram às mentes dos fãs do boxe um retorno aos seus anos de glórias no ringue. Foi uma exibição de gala. Tyson e Roy Jones Jr esbanjaram categoria e técnica.

Durante oito rounds, de dois minutos cada, os lendários pugilistas mostraram preparo físico privilegia­do e habilidade para boas trocas de golpes. Pouquíssim­os atingiram a cabeça, o corpo foi o alvo preferido. Tudo para que não houvessem cortes, que causariam, por regra, a paralisaçã­o do combate.

Nas redes sociais, o mundo do boxe aprovou a apresentaç­ão, com elogios do mítico George Foreman. “Foi uma grande exibição. Foi ótimo para o boxe”, disse o campeão mundial em 1974 e 1994. A série de elogios faz com que a Liga das Lendas se torne uma realidade daqui para frente e outros campeões do passado deverão voltar à atividade. E não somente do boxe. A Liga quer reunir exatletas de outras modalidade­s. “Lógico que vou voltar”, garantiu Tyson. “Eu vou falar com minha família primeiro”, disse Jones, de 51 anos, bastante cansado também e orgulhoso por usar luvas nas cores do Los An- geles Lakers em homenagem ao amigo Kobe Bryant, morto em janeiro. No ringue, Tyson foi rápido para a idade, fazendo os saudosista­s vibrarem com sua iniciativa. Ele não lutava fazia 15 anos. Jones sentiu a idade e os golpes de Tyson. No fim, o juiz Ray Corona deu empate.

 ?? JOE SCARNICI/EFE ?? Tyson. Campeão volta ao ringue aos 54 anos
JOE SCARNICI/EFE Tyson. Campeão volta ao ringue aos 54 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil