O Estado de S. Paulo

ETF ou fundo de índice, como escolher?

- FÁBIO GALLO

Muitos investidor­es acreditam que um ETF é o mesmo produto financeiro que um fundo de investimen­tos que investe em ações indexado a um índice, aqueles fundos que buscam replicar determinad­o índice de mercado. Ambos são conhecidos como Fundos de Índice, mas não são rigorosame­nte o mesmo produto. Essa confusão ocorre inicialmen­te pela tradução ao português do termo Exchange Traded Fund (ETF) como fundo de índice, quando deveria ser mais difundida a expressão Fundo Negociado em Bolsa.

Na verdade, embora compartilh­em mais semelhança­s do que diferenças, existem algumas consideraç­ões que permitem ao investidor fazer uma opção entre esses ativos. O ETF é um tipo de título negociado ao longo do dia como se fosse uma ação ordinária, mas que envolve um grupo de ações que busca replicar um determinad­o índice, como o Ibovespa. Exemplo é o BOVA 11, denominado na B3 de Ishares Ibovespa Fundo de Índice.

Primeiro as semelhança­s: ETFS e Fundos indexados aplicam recursos em grupo de ações de forma diversific­ada. O custo é mais baixo porque sua gestão é passiva, pois replicam um subconjunt­o do mercado, isto comparativ­amente a um fundo de gestão ativa. No longo prazo, tendem a apresentar retornos positivos.

Vamos agora às diferenças: os ETFS podem ser negociados ao longo do dia, ao preço corrente de mercado, enquanto os fundos de índice podem ser comprados e vendidos apenas pelo preço definido no final do dia de negociação.

Os ETFS têm um investimen­to inicial menor que os fundos de índices indexados, embora possamos encontrar no mercado valores iniciais bastantes acessíveis para esses últimos.

Na questão tributária, ambos têm incidência da alíquota de 15% para qualquer prazo de aplicação, sem a isenção prevista para a negociação de ações até R$20 mil. No entanto, o imposto sobre ganho de capital na venda de cota do ETF é pago somente pelo vendedor; no fundo indexado, pelos cotistas.

As taxas de administra­ção variam bastante, mas os ETFS usualmente têm custos mais baixos. Os ETFS permitem acompanham­ento diário em tempo real, assim o investidor pode manter monitorame­nto constante, ao passo que os fundos indexados apresentam os resultados mensalment­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil