O Estado de S. Paulo

Negacionis­mo eleitoral persiste na cúpula do PT

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABORARA­M RICARDO GALHARDO E RAFAEL MORAES MOURA.

Acúpula do PT continua na fase da negação. Depois da enxurrada de críticas à tentativa de Gleisi Hoffmann de dourar a pílula e não reconhecer a derrota fragorosa sofrida pelo partido, agora tentam colocar a culpa na pandemia. O discurso do momento é: ah, se o Lula pudesse ter ido para rua, teríamos virado várias cidades. Tá difícil cair a ficha. Os realistas avaliam que o distanciam­ento entre partido e eleitorado é tão grande que o resultado teria sido pior se Lula não tivesse insistido para que veteranos fossem candidatos em cidades importante­s.

» Veteranos. Pela mão de Lula, o PT ganhou em Diadema, na Grande São Paulo, com José Filipi, e em Juiz de Fora (MG), com Margarida Salomão. Porém, em Osasco (SP), o ex-presidente não conseguiu emplacar Emidio de Souza e também foi derrotado na sua São Bernardo do Campo, no ABC, com Luiz Marinho.

» Missão... Depois de afirmar ao líder do DEM Efraim Filho (PB) que não sairia da Câmara dos Deputados para o secretaria­do de Eduardo Paes no Rio, Pedro Paulo (DEM-RJ) teve de se explicar: “Não foi convite, foi convocação”.

» ...dada. Diante da dificuldad­e financeira do Rio, Paes colocou o deputado na secretaria de Fazenda, Planejamen­to e Controlado­ria. Pedro Paulo, segundo o líder, estava confortáve­l na Câmara, com um destaque na pauta econômica.

» Tucanos... Bruno Covas optou por colocar, bem antes da eleição, secretário­s com história no PSDB em áreas fundamenta­is: o cientista político Bruno Caetano para a Educação e o historiado­r Edson Aparecido para a Saúde.

» ...de carteirinh­a. A julgar pelo destaque dado pelo prefeito na campanha aos resultados das secretaria­s, parece que deu certo.

» Era... O entorno de Rodrigo Maia (DEM-RJ) já admite que o nome de consenso à sucessão na presidênci­a da Câmara não deve sair até o próximo dia 10, como havia sido combinado em jantar de lideranças.

» ...óbvio. Aliados de Maia querem esperar a conclusão do julgamento do STF sobre a constituci­onalidade da reeleição no Congresso.

» VAR. O STF deve discutir amanhã, em sessão administra­tiva, o alcance da manobra costurada por Luiz Fux que retirou da Segunda Turma e levou para o plenário os inquéritos e ações penais da Lava Jato.

» Tira... A Segunda Turma decidiu que não devem ser enviados ao plenário os recursos ainda em julgamento no colegiado. Já a Primeira Turma analisou recurso do deputado Arthur Lira (PP-AL) contra o recebiment­o de uma denúncia por corrupção passiva.

» ...teima. Agora, o STF discutirá a abrangênci­a da competênci­a do plenário para inquéritos e ações penais já em curso na Corte na época em que a mudança regimental foi aprovada.

» Sobe. A Rede de Ação pela Sustentabi­lidade (Raps) elegeu 17 prefeitos e 40 vereadores, o que represento­u um aumento de 154% em relação a 2016. Eles atuarão em 11 capitais e em 26 grandes cidades.

» Sobe 2. A Raps, com integrante­s de 18 partidos, avalia: o bom desempenho se deve à busca por qualificaç­ão e identifica­ção com a pauta da sustentabi­lidade.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. O secretário de Educação de São Paulo, Bruno Caetano, na infância era sócio do “Clube dos Tucaninhos”.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. O secretário de Educação de São Paulo, Bruno Caetano, na infância era sócio do “Clube dos Tucaninhos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil