O Estado de S. Paulo

MORRE, AOS 97, EDUARDO LOURENÇO

-

Professor, filósofo, escritor e crítico literário, o português Eduardo Lourenço morreu ontem (1º) aos 97 anos. Um dos maiores nomes da literatura portuguesa e um dos principais intelectua­is de seu país, Eduardo Lourenço foi reconhecid­o com o Prêmio Camões, o mais prestigios­o da língua portuguesa, em 1996, e também com os prêmios Vergílio Ferreira e Pessoa.

Crítico literário de formação pluralista, que navegava por território­s como a filosofia, a literatura e a história, ele é autor de uma série de livros. Mitologia da Saudade foi sua primeira obra publicada no Brasil, em 1999, pela Companhia das Letras. Em 2001, a editora lançou A Nau de Ícaro, coletânea de 20 textos em que ele reflete sobre os complexos laços que unem e afastam brasileiro­s e portuguese­s – uma relação pautada pelo ressentime­nto e delírio.

Nascido em 23 de maio de 1923, em São Pedro do Rio Seco, Eduardo Lourenço foi professor de Filosofia na Universida­de da Bahia por um ano, a partir de 1958, e de universida­des de outros países ao longo de sua trajetória. Em entrevista a Rui Moreira Leite em 2009, ele conta que foi aqui que começou a se interessar pelo tema do império e da colonizaçã­o. “E no fundo foi aqui que nasceu a ideia de que não se podia ter uma leitura da história portuguesa, da cultura portuguesa, sem conhecer esta outra parte do que tinha sido o império português. Em última análise, portanto, todo o arrière plan do

Labirinto da Saudade tem a ver com a minha estada na Bahia.”

 ?? KATHIA TAMANAHA/ESTADÃO – 27/4/2000 ?? Em 2000. Visita ao Brasil
KATHIA TAMANAHA/ESTADÃO – 27/4/2000 Em 2000. Visita ao Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil