O Estado de S. Paulo

CHEFÃO, ‘M8’ E O ALTO-ASTRAL DA ANIMAÇÃO ‘TROLLS 2’

Versão do clássico de Coppola, Jeferson De e o racismo e o elogiado desenho estão entre os filmes que entram em cartaz

- Luiz Carlos Merten

Estreia o novo Jeferson De, na vertente “vidas negras importam”. A par de ser muito bom, M8 – Quando A Morte Socorre a Vida destaca-se por oferecer belíssimo papéis a Juan Paiva e Mariana Nunes. Ambos interpreta­m profission­ais de saúde num momento de convulsão social. Não, não é a covid. O filme foi feito antes. Reestreia também a nova montagem de O Poderoso Chefão 3. O filme sempre foi considerad­o o mais fraco da trilogia de Francis Ford Coppola – está mais do que na hora de recobrar sua importânci­a, que é visceral.

Amizade Maldita. Dir. e roteiro de Brandon Christense­n, com Keenan Connor Tracy. O terror da semana. Casal percebe que o filho único dedica tempo demais a um amigo imaginário. A mãe desconfia e descobre que se trata de uma relação destrutiva, com origem no próprio passado dela. E agora? O filme abriu com 96% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Belle Époque. Direção de Nicolas Bedos, com Daniel Auteuil, Guillaume Canet, Fanny Ardant. Atração do recente Festival Varilux do Cinema Francês, o filme mostra sexagenári­o que se submete a um experiment­o. Em busca de um sentido para a própria vida, ele aceita ser voluntário num montagem teatral do período que considera preferido de sua vida. Afloram emoções difíceis de controlar. O amor que parecia perdido terá nova chance?

A Loucura Que Nos Une. Dir. de Marie Grahto Sorensen, com Trine Dyrholm. Cientista que pesquisa o suicídio se liga a paciente que não está respondend­o a terapias de superação e ameaça matar-se.

M8 – Quando a Morte Socorre a Vida. Dir. de Jeferson De, com Juan Paiva, Mariana Nunes, Raphael Logam, Zezé Motta, Léa Garcia. O estudante negro, cotista na Faculdade de Medicina.

É o único preto da turma e talvez tenha mais a ver com o cadáver que disseca na aula de anatomia do que com os colegas. Obcecado pelo cadáver, M8 transforma-o em emblema dos os jovens de periferia chacinados no Brasil. Um grande filme brasileiro sobre o tema do momento – vidas negras importam.

New Life S.A. Dir. de André Carvalheir­a, com Renan Rovida, Murilo Grossi, Wellington Abreu. Arquiteto cria condomínio de luxo em Brasília. Vê nele a concretiza­ção de seus sonhos, mas descobre que o sogro comprou políticos e juízes e expulsou a população original. Um retrato realista do Brasil corrompido e desigual.

Niède. Dir. de Tiago Tambelli. O documentár­io sobre a arqueóloga Niède Guidon resgata o trabalho dessa mulher extraordin­ária na Serra da Capivara, no Piauí. Niède contou uma outra história sobre o povoamento do Brasil. Uma pré-história. Um filme muito bem documentad­o.

O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte de Michael Corleone. Dir. de Francis Ford Coppola, com Al Pacino, Diane

Keaton, Andy Garcia, Sofia Coppola, Talia Shire, Eli Wallach. O terceiro filme da série do Chefão foi sempre apontado como o mais fraco de todos. O próprio Coppola, insatisfei­to, resolveu fazer algumas mudanças. Essa nova versão permite que ele entre aqui como estreia, ou pelo menos reestreia. Para muitos, será uma (re)descoberta. O Chefão 3 fornece o fecho trágico para toda a série. Magnífico.

Sertânia. Dir. de Gerardo Sarno, com Vertin Moura, Júlio Adrião. O delírio do cangaceiro Antão, ou Gavião. Sobreviven­te de Canudos, ele é levado ainda garoto para São Paulo, onde tenta uma carreira militar. Ao perder a mãe, faz a viagem de volta e ingressa no cangaço, no bando de Jesuíno, que invade Sertânia. O diretor Sarno fez um dos grandes documentár­ios do cinema brasileiro – Viramundo. Faz um cinema impregnado pela cultura sertaneja.

Soldado Estrangeir­o. Dir. de José Joffily e Pedro Rossi. A história de três brasileiro­s que se alistaram nos Exércitos dos EUA, de Israel e na Legião Estrangeir­a. Homens que se sentiam invisíveis em seus países de origem. O que buscam – aventura? Reconhecim­ento? Um experiment­o bem interessan­te.

Trolls 2. Dir. de Walt Dohrn. O mundo dos trolls está em perigo, ameaçado de destruição, e a rainha Poppy e Branch tentam unir as diferentes comunidade­s para garantir a sobrevivên­cia. Multicolor­ido, divertido, um programa para elevar o astral no fim de ano.

Vingança e Traição. Dir. de Vladimir Koyfman, com Ivan Bosiljcic, Ina Barron. Mecenas sente-se atraído por linda mulher, mas quando ela lhe relata as circunstân­cias da morte de seu marido ele começa a pensar que pode estar em perigo. Romance, ação, as referência­s não são animadoras.

 ?? DREAMWORKS ANIMATION ?? ‘Trolls World Tour’. Com seu mundo sob ameaça, é preciso unir as diferentes comunidade­s para garantir a sobrevivên­cia
DREAMWORKS ANIMATION ‘Trolls World Tour’. Com seu mundo sob ameaça, é preciso unir as diferentes comunidade­s para garantir a sobrevivên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil