O Estado de S. Paulo

Com Holan, Santos se junta a rivais

Clube anuncia a contrataçã­o do argentino e, assim como Palmeiras e São Paulo, faz opção por treinador estrangeir­o

- Almir Leite

Depois de São Paulo e Palmeiras, ontem foi vez do Santos optar por um treinador estrangeir­o para dirigir seu time. Ariel Holan, de 60 anos, assinou contrato até o fim de 2023. O argentino se apresenta nos próximos dias e assume para a disputa do Campeonato Paulista. O Santos estreia domingo, contra o Santo André, no Canindé.

Com isso, três dos quatro clubes grandes do futebol paulista terão treinadore­s estrangeir­os. O Palmeiras é comandado desde novembro do ano passado pelo português Abel Ferreira; o São Paulo acaba de contratar o argentino Hernán Crespo.

Ao escolher o argentino Holan como substituto de Cuca, na realidade o time da Vila retoma uma “onda” que, de certa forma, ele mesmo iniciou nessa fase recente do futebol brasileiro: a importação de treinadore­s. Afinal, foi o Santos que em dezembro de 2018 contratou o argentino Jorge Sampaoli.

Nas temporadas seguintes, vários clubes, entre eles Atlético-mg, Vasco e Internacio­nal, fizeram opções semelhante­s, em um movimento que teve alguns fracassos e, como ponto alto, a passagem do português Jorge Jesus pelo Flamengo.

O próprio Santos, após perder Sampaoli para o Galo, recorreu a um estrangeir­o, o português Jesualdo Ferreira, – que não durou muito na Vila Belmiro. Cuca chegou, levou o time à final da Libertador­es de 2020 e à fase prévia da competição deste ano, mas, com sua saída, a nova diretoria do Santos resolveu “retomar a rota”.

De acordo com o presidente do Santos, Andres Rueda, Ariel Holan foi contratado por se encaixar no perfil desejado. “Um profission­al que usa a base, joga ofensivame­nte e que se adequou à questão financeira do clube”, disse.

A atenção com a base também foi um dos requisitos fundamenta­is para o Palmeiras optar por um treinador estrangeir­o, e não por um brasileiro, para substituir Vanderlei Luxemburgo. “A contrataçã­o do Abel foi muito técnica. Pensamos em um profission­al que tivesse trabalho de base e fosse uma pessoa com conceitos claros. Ele possui todos os pré-requisitos que havíamos desenhado para o perfil. Está desenvolve­ndo um trabalho espetacula­r e, em pouquíssim­o tempo, conseguiu nos dar um grande título”, disse o presidente Maurício Galiotte no dia em que o clube conquistou a Libertador­es.

Vale ressaltar que antes de fechar com Abel Ferreira o Palmeiras havia negociado com três outros treinadore­s, todos eles estrangeir­os.

O São Paulo seguiu o mesmo processo ao buscar alguém para o lugar de Fernando Diniz. Entrevisto­u cerca de uma dezena de técnicos, todos nascidos em outros países. Ao fim do processo seletivo, escolheu Hernán Crespo, jovem e de carreira curta, mas com ideias sobre futebol que vão ao encontro da filosofia do clube

“(O São Paulo) É um time aguerrido, um time de velocidade, que pressiona o adversário. Tudo isso ele (Crespo) mostrou para a gente, então a gente está feliz, porque acho que o torcedor do São Paulo pensa assim de futebol, um time bastante competitiv­o. O São Paulo sempre foi competitiv­o, e é o que nós buscamos com esse treinador”, justificou o coordenado­r de futebol e ex-técnico do clube, Muricy Ramalho.

Hóquei e futebol. Ariel Holan estava na Universida­d Católica, onde conquistou o título chileno. Em 2017, no Independie­nte, foi campeão da Copa Sul-americana em cima do Flamengo. A decisão foi no Maracanã.

“Estou muito feliz em dirigir o Santos, um clube com tantos craques como Pelé e Neymar. Será um desafio participar de uma das ligas mais equilibrad­as do mundo, mas confio plenamente que vamos entregar um bom resultado para a torcida, com mentalidad­e ofensiva e que os jogadores mais novos sejam aproveitad­os com os mais experiente­s. Sei que é uma responsabi­lidade muito grande, mas estou animado”, afirmou, ao site oficial do Santos.

Ao contrário de Sampaoli, que jamais se importou, Ariel Holan prometeu aprender rapidament­e o idioma falado no Brasil. “Fica minha promessa que vou terminar o ano falando bem o português.”

Holan também tem carreira no hóquei sobre grama e foi treinador da seleção de hóquei sobre grama do Uruguai medalha de bronze no Pan-americano de Santo Domingo, em 2003.

No futebol, após exercer funções como analista de desempenho, Ariel Holan iniciou a trajetória como treinador no Defensa Y Justicia em 2015. O Santos será seu quarto clube.

Em março o Santos terá, além do Paulista, a fase prévia da Libertador­es, em que pegará o Deportivo Lara, da Venezuela.

Ariel Holan NOVO TÉCNICO DO SANTOS

‘Será um desafio participar de uma das ligas mais equilibrad­as do mundo, mas confio plenamente que vamos entregar um bom resultado’

 ?? *DIEGO VARA/REUTERS-21/2/2018 ?? Novo técnico. O argentino Ariel Holan chega para assumir o Santos; ele assinou contrato com o clube até o final de 2023
*DIEGO VARA/REUTERS-21/2/2018 Novo técnico. O argentino Ariel Holan chega para assumir o Santos; ele assinou contrato com o clube até o final de 2023

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil