O Estado de S. Paulo

COROLLA CROSS SERÁ LANÇADO EM 11 DE MARÇO

SUV inédito no Brasil já pode ser reservado no site da marca e na rede de concession­árias, que pede R$ 5 mil de sinal

- Emily Nery

A contagem regressiva para estreia do Corolla Cross está perto do fim – o novo modelo até já consta no site da marca. A apresentaç­ão do concorrent­e do Jeep Compass e do Taos, que a Volkswagen se prepara para lançar no mercado brasileiro, está marcada para o dia 11 de março.

Enquanto isso, o modelo já dá as caras no País. A aparição mais recente ocorreu em São Paulo, onde o Corolla Cross pôde ser visto sem camuflagem e fotografad­o durante filmagem do comercial de lançamento.

Assim como fez antes da estreia da atual geração do sedã Corolla, a Toyota criou uma área em site para que os interessad­os possam fazer reserva.

Ao que tudo indica, nos próximos dias, a marca deve começar a revelar detalhes do SUV, como lista de equipament­os, motor e câmbio.

Já há até uma fila de interessad­os dispostos a adquirir uma das primeiras unidades do modelo, que deve ter uma série especial de lançamento. Alguns concession­ários da marca pedem sinal de R$ 5 mil para incluir o nome do cliente no programa de pré-venda.

Flagra sem disfarces. Embora já existissem imagens do Corolla Cross circulando na internet desde o ano passado e o modelo já tenha sido revelado em outros mercados, só agora o SUV foi flagrado no Brasil sem nenhuma camuflagem. Há apenas um aplique no teto. As imagens foram publicadas pelo perfil Overboost no Instagram.

Conforme adiantado pelo Jornal do Carro, no visual o SUV em nada lembra o sedã do qual deriva. Aliás, a versão brasileira é semelhante à tailandesa, que estreou no ano passado.

Alguns elementos, como o conjunto óptico, remetem ao “irmão” maior, RAV4. Assim como o formato retilíneo das lanternas e do para-choque dianteiro e traseiro. Apesar do desenho da parte interior ser diferente, a forma trapezoida­l da grade também é parecida.

Trem de força do sedã. O flagra confirma ainda outra aposta sobre o Corolla Cross. Logo acima do para-lama dianteiro, há a inscrição que comprova se tratar de uma versão híbrida.

Feita na mesma fábrica onde a Toyota produz o sedã Corolla, o novo modelo compartilh­ará a base mecânica com o veterano. Ou seja: haverá opção com o motor 2.0 flexível Dynamic Force, de até 177 cv e com o conjunto híbrido formado pelo 1.8 flexível de 101 cv de ciclo Atkinson e o elétrico de 72 cv. Juntos, produzem 122 cv de potência.

Por sua vez, o câmbio que equipa toda a linha será CVT. A caixa de relações continuame­nte variáveis, que privilegia o conforto, simula dez marchas.

Rival do Compass. Se até agora o Jeep Compass reinava absoluto na liderança de vendas entre os SUVS médios, com a chegada do Corolla Cross a briga deverá ser boa. Outros rivais importante­s são o Caoa Chery Tiggo 7, o Chevrolet Equinox e o Ford Territory.

Mas há novos modelos chegando ao Brasil – depois do Toyota, será a vez de os também inéditos Volkswagen Taos e Ford Bronco Sport.

Segurança em alta. Em outubro, o Corolla Cross obteve nota máxima em um crash test feito na Ásia. Entre os destaques, o SUV vendido naquele mercado tem sete airbags e sensores de obstáculos de série.

A versão híbrida vendida no Brasil deverá ter o Toyota Safety Sense. O pacote de segurança inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança involuntár­ia de faixa, assistente de risco de colisão com alerta sonoro e até farol alto e frenagem automático­s.

 ?? TOYOTA/DIVULGAÇÃO ?? Inédito. Versão nacional (E) será bastante parecida com a que foi lançada na Ásia
TOYOTA/DIVULGAÇÃO Inédito. Versão nacional (E) será bastante parecida com a que foi lançada na Ásia
 ?? REPRODUÇÃO/OVERBOOST@DENIS_SCHMIDT ??
REPRODUÇÃO/OVERBOOST@DENIS_SCHMIDT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil