O Estado de S. Paulo

O QUE DIZEM OS PROFISSION­AIS DE SAÚDE

-

Gonzalo Vecina Médico e colunista do ‘Estadão’

“A decisão de lockdown, de pelo menos duas semanas, deve ser tomada pelos Estados, de acordo com o clima que estão vivenciand­o. Quero que as escolas retomem, mas, neste momento, eu fecharia tudo”

Renato Kfouri Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizaçõe­s

“Cada município e Estado deve adotar medidas em função das variáveis que norteiam as decisões. Em caso de lockdown, é possível fechar comércio e manter escolas abertas”

Miguel Nicolelis Neurocient­ista

“Não vejo outra saída que um lockdown no País inteiro por pelo menos 21 dias. A população precisa de uma mensagem que sincronize as mentes das pessoas da gravidade da situação”

Roberto Kraenkel Do Observatór­io Covid-19 BR

“É necessário lockdown total em que pessoas não circulem nas ruas, com fechamento de comércio e escolas. Uma vez passada a fase do fechamento, pode haver reabertura segura”

Márcio Bittencour­t Médico da USP

“Estados e cidades precisam conversar para que as medidas tenham coerência. Com lockdown, restaurant­es, bares e ambientes de interação social devem fechar. Escolas deveriam ficar abertas com protocolos mais rigorosos”

Mellanie Fontes-dutra Biomédica e neurocient­ista

“Quando chegamos a situações críticas, nos restam decisões igualmente críticas. Lockdown é uma delas. Mas precisa ser bem implementa­do. Lockdown de fim de semana leva à percepção de que lockdown não funciona”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil