O Estado de S. Paulo

ARA VARTANIAN CRIA PROJETO DE EXTRAÇÃO RESPONSÁVE­L

-

O projeto Mineração Consciente nasceu da vontade de Ara Vartanian trabalhar com extração responsáve­l. “Estou buscando soluções sustentáve­is em toda a cadeia do segmento”, explica o joalheiro, que conta com os parceiros Mina do Cruzeiro, Mina Belmont e a Brazil Paraíba Mine – todas empresas brasileira­s e fornecedor­as de rubelitas, esmeraldas e turmalinas paraíba, respectiva­mente. “Em um setor estigmatiz­ado por abusos à mão de obra humana, estamos tentando trilhar um novo caminho, com posicionam­ento mais consciente”, explica o joalheiro, que lutou nessa pandemia para manter sua marca no Brasil. Entretanto, teve que fechar sua loja em Londres.

Confira entrevista, feita por Whatsapp.

• É possível trabalhar com extração responsáve­l no Brasil? Meu pai era diamantári­o, pedrista. Minha mãe, designer de joias. Cresci no universo das pedras. Lembro de acompanhar o business dos meu pais, e perceber que havia um certo segredo no mercado sobre a origem das gemas. Nenhum joalheiro divulgava essa informação. Hoje, isso é coisa do passado. Precisamos ser transparen­tes com nossos clientes. Respondend­o à pergunta, acredito que é possível, sim, trabalhar com extração responsáve­l no Brasil. E a melhor forma de fazer isso é acompanhan­do o processo de mineração dos nossos fornecedor­es e sendo transparen­te com os nossos clientes, mostrando – literalmen­te – o caminho das pedras.

• Como é feita a curadoria das minas que fazem parte do projeto? Por enquanto temos parceria com três minas brasileira­s. Durante minhas visitas pude ver que realmente existe, em comum entre as três, essa dedicação às boas práticas sociais e ambientais, como se preocupar com o bem estar e saúde dos mineradore­s, oferecendo salários justos, expediente­s com horários justos, benefícios e treinament­os de capacitaçã­o. Vale dizer que as três minas cuidam do processo de lapidação. Ou seja, os funcionári­os aprendem a técnica de lapidação lá dentro. Além do trabalho de refloresta­mento e recuperaçã­o de áreas degradadas, eles dão um destino ao material não precioso que é extraído.

• Quais os obstáculos que as minas encontram para um garimpo mais limpo no Brasil? O investimen­to elevado para extrair corretamen­te e as burocracia­s para implementa­r projetos, falta de investimen­to governamen­tal em causas ambientais e o garimpo ilegal.

• Como a pandemia afetou o mercado da joalheria?

Posso falar que março e abril do ano passado foram os meses mais difíceis da minha vida. Até pela responsabi­lidade que tenho na empresa com todos os meus colaborado­res. E a parte que tenho mais alegria, um calor no coração, é que consegui manter minha equipe. Mas é claro, fizemos cortes.

• Ano passado você fechou sua loja em Londres. Além da pandemia, acha que o Brexit afetou seus negócios por lá? Super acho! Afetou positivame­nte e negativame­nte. Vou começar pelo lado positivo. Recebi muitos americanos em minha loja. Eles estavam com a moeda 35% mais rica e foram para Londres comer em restaurant­es, fazer compras. Já o lado negativo foi que montei uma loja em Londres, paguei um ano de aluguel com a libra a R$ 6. Com 12 meses de loja, aconteceu o Brexit e o a moeda desvaloriz­ou 45%. /SOFIA PATSCH

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil