O Estado de S. Paulo

Os efeitos da ‘pernada’ de ACM Neto em Maia

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA

Quase um mês após a rasteira de ACM Neto em Rodrigo Maia, a capoeira do ex-prefeito de Salvador ainda ecoa feito berimbau entre políticos. No vácuo, a pernada teria elevado o neto de ACM à categoria de mestre. Nas atuais circunstân­cias, porém, ele perde capital a cada dia em que Jair Bolsonaro comete nova atrocidade no descontrol­e da pandemia e no retrocesso da agenda econômica liberal (em tese, a essência do DEM). Um verdadeiro “cordão de ouro” da política, mestre desde o antigo PFL, explica: Neto não soube ler o momento histórico.

» Zum, zum... Ao fim e ao cabo, além do próprio ACM Neto, os grandes beneficiár­ios da jogada que derrubou Maia foram Bolsonaro e Arthur Lira, o presidente da Câmara que tenta emplacar uma blindagem digna de tanque Urutu na Casa.

» ...zum, zum... Ou seja, patrocinad­o por Neto, o fortalecim­ento de Lira e de Bolsonaro, por ora, impede o Congresso de fiscalizar o descalabro do Executivo na vacinação e de priorizar a agenda econômica liberal.

» Queimou... Relator do caso Flordelis (PSD-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, Alexandre Leite (DEMSP) diz que a deputada “será julgada pelo prejuízo causado à imagem da Casa”.

» ... o filme. Leite diz não acreditar em nada menos que suspensão por seis meses e perda de mandato. “Ofender a imagem da Câmara dos Deputados é quebra de decoro. O que a gente vai julgar é o nível de comprometi­mento da imagem da Câmara que ela causou”, afirmou o deputado.

» Rapidão. Segundo Leite, os prazos e a ampla defesa serão respeitado­s, mas, por estar avançada a investigaç­ão e ser grande o volume de provas, em menos de dois meses o caso deverá ser concluído no conselho.

» É possível? O relator diz ainda que não aceitará como testemunha no processo nenhum dos 50 filhos da pastora, nem contra, nem a favor: poderia prejudicar ainda mais a imagem da Casa. Muito do processo deve correr em sigilo. “Não quero escândalo”, diz Leite.

» Professor. O governador João Doria (PSDB) atingiu seu ápice no “tucanês”: “toque de restrição”.

» E isso? Chegou até a Corregedor­ia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dossiê denunciand­o 209 juízes que supostamen­te atuam como “coach” e professore­s em cursos preparatór­ios para concursos. Há casos de juízes “influencer­s”, com 300 mil seguidores.

» O que diz. Resolução do CNJ de 2007 veda “atividades de coaching, similares e congêneres, destinadas à assessoria individual ou coletiva de pessoas, inclusive na preparação de candidatos a concursos públicos”.

» Veja só. Por se tratar de denúncia anônima, a corregedor­ia não pôde acatá-la, mas encaminhou para os tribunais apurarem.

» Pra já. O Fórum Pela Democracia Direito Já realiza amanhã, 1.º, às 19h, ato virtual em defesa do auxílio emergencia­l (14 partidos já estão confirmado­s). “O Brasil necessita urgentemen­te de uma agenda alternativ­a de recuperaçã­o econômica”, diz o sociólogo Fernando Guimarães.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ?? » CLICK. Não só de leite condensado vive o governo. Churrasque­iro de sertanejos famosos, Tchê virou figurinha carimbada no Alvorada. “Fidelizamo­s o cliente”, disse.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM » CLICK. Não só de leite condensado vive o governo. Churrasque­iro de sertanejos famosos, Tchê virou figurinha carimbada no Alvorada. “Fidelizamo­s o cliente”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil