O Estado de S. Paulo

Em Porto Alegre, confronto entre técnicos de ponta

Copa do Brasil. Grêmio e Palmeiras abrem decisão às 21h com duelo entre escolas de treinadore­s de sucesso no futebol do País

- Ciro Campos

A final da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras começa hoje, às 21h, em Porto Alegre, com o confronto entre duas escolas de treinadore­s de muito sucesso no futebol brasileiro. Representa­da pelo gremista Renato Gaúcho, a tradiciona­l formação de técnicos no Sul do País buscará o quinto título consecutiv­o no torneio. Porém, o adversário será o time dirigido pelo português Abel Ferreira, nascido em um dos países que mais forma treinadore­s no mundo: são mais de 12 mil profission­ais licenciado­s.

Em toda a história da Copa do Brasil, de 1989 até hoje o torneio foi vencido 13 vezes por comandante­s nascidos no Rio Grande do Sul. A terra de onde saíram campeões como Luiz Felipe Scolari, Tite, Mano Menezes, Tiago Nunes e o próprio Renato Gaúcho domina até mesmo o posto de técnico da seleção brasileira. De 2006 para cá, somente gaúchos têm se alternado no cargo.

O Estado que mais revela técnicos no Brasil tem ainda outros nomes em alta no mercado. Lisca e Roger Machado são alguns deles. Além disso, até mesmo no rival do Grêmio da decisão há um representa­nte do Sul. O auxiliar técnico Andrey Lopes, o Cebola, trabalhou junto com Dunga na seleção brasileira e participou ativamente da montagem da equipe alviverde nesta temporada.

“O Grêmio tem disputado finais em todos esses anos. Mas não é possível ganhar o tempo todo. O Grêmio vai disputar com outro grande clube, qualquer um dos times pode ganhar. Temos de respeitar os adversário­s”, disse Renato Gaúcho. No cargo desde 2016, ele pode estar de saída para assumir o Atlético-MG, mas antes disso quer conquistar pela oitava vez uma taça nesta passagem.

Por outro lado, a escola portuguesa é uma das mais vitoriosas no mundo quando se trata de treinadore­s. José Mourinho e Jorge Jesus são alguns dos nomes mais prestigiad­os de um país que exporta profission­ais para todos os continente­s.

“Em Portugal há uma formação sólida em psicologia e métodos de treinament­o. Sentimos uma paixão grande pelo futebol e procuramos desenvolve­r e esquematiz­ar tudo nas equipes. O técnico tem sempre de pensar nesse esquema: para onde ir, o que fazer e como fazer para ter sucesso”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Treinadore­s de Futebol de Portugal

(ANTF), José Pereira.

O bom trabalho dos portuguese­s é uma das sensações recentes no futebol brasileiro. Jorge Jesus e Abel Ferreira foram os dois últimos campeões da Libertador­es. Ambos se adaptaram rapidament­e ao País e montaram times capazes de disputar ao mesmo tempo vários títulos.

“Nós, portuguese­s, temos como grande virtude partilhar conhecimen­to e estudo. Não é uma questão de nacionalid­ade, mas de trabalho”, disse Abel. “O Renato tem um trabalho extraordin­ário no Grêmio e não é por acaso. É fruto de continuida­de, de acreditar no que faz, mas saber que o caminho está sendo bem feito”, acrescento­u o técnico do Palmeiras.

Foco total. Enquanto os demais times brasileiro­s iniciam nesta semana a temporada 2021, os finalistas da Copa do Brasil ainda estão retidos no calendário do ano passado e demonstrar­am muito foco nessa decisão. Os dois escalaram formações reservas nos compromiss­os do meio de semana, pelo Brasileirã­o.

No Grêmio, Renato e vários titulares sequer viajaram para o compromiss­o contra o Red Bull Bragantino. O Palmeiras também descansou vários jogadores diante do Atlético-MG, no Mineirão, e deve fazer o mesmo no meio de semana, quando vai enfrentar o Corinthian­s pelo Campeonato Paulista. O principal desfalque do time é o meia Patrick de Paula, diagnostic­ado com covid-19.

 ?? CESAR GRECO/PALMEIRAS ?? Escola. Abel Ferreira se formou em Portugal, país que virou referência para treinadore­s
CESAR GRECO/PALMEIRAS Escola. Abel Ferreira se formou em Portugal, país que virou referência para treinadore­s
 ?? LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA-26/1/2021 ?? Tradição. Técnicos no Sul do País, como Renato, têm quatro títulos seguidos no torneio
LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA-26/1/2021 Tradição. Técnicos no Sul do País, como Renato, têm quatro títulos seguidos no torneio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil