O Estado de S. Paulo

Basquete.

LeBron rebate críticas de Ibrahimovi­c

-

LeBron James respondeu às críticas de Zlatan Ibrahimovi­c sobre seu ativismo político e prometeu que nunca irá se calar. O astro do Los Angeles Lakers destacou que vai continuar sua luta contra o racismo e por justiça social, além de se manter engajado politicame­nte e incentivar as pessoas a votarem nos Estados Unidos.

O atacante sueco criticou LeBron e outros atletas engajados em causas sociais na última quinta-feira, em uma entrevista para o Discovery Plus. Ele opinou que é um “erro” se envolver em questões políticas e que os jogadores têm de se concentrar apenas nos esportes.

“Nunca iria calar a boca sobre as coisas que estão erradas”, afirmou LeBron. “Prego sobre meu povo e prego sobre igualdade, justiça social, racismo, repressão eleitoral. Vou usar minha plataforma para continuar a lançar luz sobre tudo o que está acontecend­o neste país e ao redor do mundo.”

LeBron financia a I Promise School em sua terra natal, Akron, Ohio. Ele também apoia inúmeras iniciativa­s em busca da justiça social, direito de voto e outras causas progressis­tas. “Sei o que está acontecend­o porque eu tenho um grupo de mais de 300 crianças na minha escola que estão passando pela mesma coisa e precisam de uma voz, e eu sou a voz deles.”

A estrela dos Lakers também mencionou comentário­s feitos por Ibrahimovi­c em 2018, quando o sueco apontou um “racismo disfarçado” por ter tratamento diferente de jogadores que tinham sobrenomes tradiciona­is como Andersson ou Svensson. Nascido na Suécia, ele é filho de pai bósnio e mãe croata. “Ele é o cara que na Suécia falava sobre as mesmas coisas. Ele sentiu que havia algum racismo acontecend­o quando ele jogava. Sou o tipo de cara errado para bater de frente porque eu faço minha lição de casa”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil