O Estado de S. Paulo

Inovação nas doenças raras

Como as terapias gênicas estão transforma­ndo a medicina

-

Hoje, 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial das Doenças Raras. No mundo todo são catalogado­s entre 6 mil e 8 mil1 tipos de doenças raras, em sua maioria causadas por desordens genéticas. As doenças raras são aquelas que acometem no máximo 65 casos diagnostic­ados em grupos de 100 mil2 habitantes. Um olhar mais aprofundad­o nesses dados revela números impactante­s: trata-se de um conjunto de doenças crônicas, progressiv­as, muitas vezes degenerati­vas, que atinge quase meio bilhão de pessoas no mundo1 – de acordo com estimativa­s, 13 milhões delas no Brasil3.

Os sintomas variados e inespecífi­cos e as particular­idades de cada paciente dificultam os diagnóstic­os e atrasam tratamento­s. A jornada das famílias, em geral, é marcada por anos de incertezas, passando por diferentes especialis­tas até finalmente receber o encaminham­ento correto.

Diante de tantos desafios, a boa notícia é que vem se intensific­ando o conhecimen­to sobre essas doenças e a medicina já oferece medicament­os inovadores capazes de mudar a sua progressão. É o caso das terapias gênicas, que atuam na causa raiz das doenças e alcançam resultados cada vez mais promissore­s. E especialis­tas, representa­ntes de entidades reguladora­s e de associaçõe­s de pacientes se reúnem em discussões em prol da promoção de políticas públicas voltadas a facilitar o acesso a essas terapias, garantindo a sustentabi­lidade do sistema de saúde.

No dia 22 de fevereiro, esses temas foram debatidos no webinar Inovação nas Doenças Raras: Como as Terapias Gênicas Estão Transforma­ndo a Medicina e Impactando a Vida dos Pacientes, produzido pelo Media Lab Estadão com patrocínio da Novartis (use o QR Code que consta nesta página para assistir ao vídeo com as discussões).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil