O Estado de S. Paulo

APÓS PERDER A ELEIÇÃO, DEVOLVEU O TRATOR

Em Junqueiro (AL), máquinas prometidas por candidato foram entregues de volta à Codevasf

- Breno Pires / BRASÍLIA

Oprefeito de Junqueiro, Carlos Augusto (MDBAL), anunciou a três semanas da eleição de 2020 a chegada de um trator e uma escavadeir­a. Derrotado, mesmo com o apoio do deputado Arthur Lira (Progressis­tas-al), devolveu o equipament­o à Codevasf antes que seu sucessor assumisse.

Atrês semanas da eleição de 2020, o então prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto (MDB), anunciou a chegada de um trator agrícola e de uma retroescav­adeira na cidade. Carlinhos, como é conhecido, concorria a novo mandato, apoiado pelo deputado Arthur Lira (Progressis­tas-al). As máquinas foram entregues pela Companhia de Desenvolvi­mento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à prefeitura do município, no agreste alagoano, onde nasceu o pai do deputado, ex-senador Benedito de Lira. Mas a oposição venceu a disputa após 28 anos de domínio do grupo de Lira. Quando o novo prefeito Leandro Silva (PTB) assumiu, os bens doados já haviam sido devolvidos à Codevasf.

O imbróglio político em Junqueiro mostra como a politizaçã­o da estatal já estava em curso, com recursos sendo dirigidos para a compra de tratores, moeda em alta no mercado de votos. Os equipament­os chegaram à cidade em outubro e são de verbas anteriores ao lote do orçamento secreto, revelado pelo Estadão. O artifício foi criado no fim do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro para conseguir apoio do Congresso.

Bolsonaro foi o presidente que mais expandiu a Codevasf, a chamada estatal do Centrão. Lira usou parte da sua “cota” para a aquisição de trator. O atual presidente da Câmara foi um dos parlamenta­res que mais puderam impor o destino do dinheiro do Ministério do Desenvolvi­mento Regional. Ao todo, ele direcionou R$ 114,6 milhões para obras, compras de tratores e máquinas pesadas, segundo a planilha secreta do governo.

Lira precisaria de quase quatro mandatos de deputado para controlar esse volume de recursos apenas com suas emendas parlamenta­res. O deputado controla a Codevasf, assim como outros políticos do Centrão.

A história de Junqueiro envolve a estatal. Ao assumir o mandato de prefeito, Leandro Silva quis as máquinas de volta. Em 8 de janeiro, a Secretaria de Administra­ção e Recursos Humanos do município enviou ofício à Codevasf para afirmar que o antecessor havia devolvido os “itens”, mesmo sabendo da necessidad­e do município.

A Codevasf ainda não deu uma resposta, mas alega que o maquinário foi devolvido dias antes da disputa eleitoral. A 5.ª Superinten­dência Regional do órgão, baseada em Penedo, é comandada por um primo de Arthur Lira. Trata-se de Joãozinho Pereira, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teotônio Vilela.

Na campanha, o então prefeito Carlos Augusto usou frases de apoio de Joãozinho Pereira, apadrinhad­o por Lira na Codevasf. “Você pode até não gostar dele, mas não tem o que falar dele, não. Carlinhos chora, tem sentimento. Isso é diferente”, afirmou Pereira no pedido de votos.

A poucos dias da eleição, Lira esteve em Junqueiro e pediu votos para o aliado. Na ocasião, ele mencionou a chegada de tratores para o município. “É para cuidar de botar trator para gradear a terra do pequeno produtor, é para cuidar da agricultur­a familiar. A prefeitura tem que cuidar de quem precisa. Quem não precisa sai da frente. Fica de lado um pouquinho, e vota no Carlinhos”, disse o deputado, muito aplaudido.

Mas nem o apoio de Lira, do superinten­dente da estatal, do senador Fernando Collor (PROS), do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e a publicidad­e das máquinas garantiram a reeleição de Carlinhos.

Diante do impasse, o novo prefeito acionou o Ministério Público em Alagoas. No início de abril, um promotor de Justiça abriu inquérito civil para investigar o caso. As suspeitas são de desvio de finalidade na devolução das máquinas à Codevasf e prejuízo aos cofres públicos. Se elas forem confirmada­s, o MP pode apresentar ação civil de improbidad­e administra­tiva.

 ??  ?? Maquinário adquirido com recursos do orçamento secreto foi anunciado em Junqueiro pelo prefeito e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira
Maquinário adquirido com recursos do orçamento secreto foi anunciado em Junqueiro pelo prefeito e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira
 ??  ?? Antes.
Antes.
 ?? FOTOS CARLOSAUGU­STOALMEIDA-TWITTER ??
FOTOS CARLOSAUGU­STOALMEIDA-TWITTER

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil