O Estado de S. Paulo

Ferramenta permite envio de reportagen­s

Botão já está disponível para os usuários que acessam o conteúdo de Política pelo site do ‘Estadão’ no celular

-

Os leitores do Estadão têm agora um canal direto com os deputados federais. Trata-se do botão para compartilh­ar reportagen­s por meio do aplicativo Poder do Voto, disponível nas páginas da editoria de Política no site do Estadão no celular.

Criado há dois anos, o Poder do Voto é uma plataforma que permite acompanhar o trabalho de parlamenta­res, entender projetos de lei e encontrar deputados e senadores com perfil alinhado ao do usuário. Agora, é possível enviar reportagen­s, análises e colunas e interagir diretament­e com deputados.

O botão já está disponível para quem acessa o site do Estadão no celular. É uma das opções no menu de compartilh­amento, ao lado dos botões que levam a redes sociais como Facebook, Whatsapp e Twitter. Para usá-lo, é necessário ter o aplicativo Poder do Voto instalado e logado no aparelho – é possível fazer o download gratuito na Apple Store e no Google Play. A mensagem, com o conteúdo do Estadão em anexo, é enviada para o e-mail de contato do deputado ou de sua equipe. É possível inserir comentário­s e questionam­entos.

“Esse projeto tem o pilar do que eu chamo de ‘democracia 2.0’, que é usar tecnologia para fortalecer a democracia e a cidadania”, disse o fundador do Poder do Voto, Mario Mello. Sem fins lucrativos, a entidade se mantém por meio de doações, voluntário­s e prestação de serviços gratuitos por parceiros.

Na seção “Me Representa”, o aplicativo proporcion­a uma espécie de “match” entre o eleitor e o congressis­ta. O usuário vota a favor ou contra os principais projetos de lei em discussão no Congresso, e o aplicativo apresenta os parlamenta­res que estão mais alinhados com a sua opinião. A intenção é que o eleitor “adote” um deputado ou senador, acompanhe seus passos e interaja com ele.

Perfis. Para que o cidadão se informe sobre cada projeto, o Poder do Voto tem uma seção com 15 entidades dos mais variados perfis ideológico­s, que publicam análises sobre os projetos que estão em discussão. Ali estão órgãos como o Instituto Millenium, o Educafro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a ONG Todos Pela Educação e a central sindical União Geral dos Trabalhado­res (UGT), entre outros.

O Poder do Voto tem quase 90 mil usuários e soma cerca de 900 mil “votos” dos usuários.

“Esse projeto tem o pilar do que eu chamo de ‘democracia 2.0’, que é usar tecnologia para fortalecer a democracia e a cidadania.” Mario Mello

FUNDADOR DO PODER DO VOTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil