O Estado de S. Paulo

BC lança consulta sobre saques por meio do Pix

Pelo Pix Saque e PIX Troco, o usuário poderá sacar recursos em estabeleci­mentos comerciais ou prestadore­s de serviços

- Fabrício de Castro

O Banco Central colocou em consulta pública ontem o lançamento de dois serviços vinculados ao Pix, o sistema brasileiro de pagamentos instantâne­os: o Pix Saque e o Pix Troco. Por meio deles, será possível aos usuários do Pix sacar recursos em estabeleci­mentos comerciais ou prestadore­s de serviços, o que amplia as opções às agências bancárias e aos caixas eletrônico­s.

A previsão é de que as duas novas ferramenta­s comecem a funcionar no segundo semestre.

De acordo com o BC, por meio do Saque Pix o usuário poderá retirar recursos de sua conta sem que haja transação comercial com o estabeleci­mento. Funcionará como um saque simples, semelhante ao realizado em caixas eletrônico­s. O Pix Troco estará associado à compra de um produto ou serviço. Ao pagar por meio do Pix, o usuário poderá fazer a previsão de um “troco” em espécie e retirar o dinheiro.

Por meio de nota, o BC informou que a consulta pública prevê limite máximo para saque de R$ 500 por dia. Cada usuário terá quatro saques gratuitos por mês. A partir da quinta transação, poderá ser cobrada uma tarifa por transação. A autarquia vai receber até 9 de junho, pela internet, sugestões na consulta pública, inclusive em relação aos limites propostos.

Conforme o BC, os dois serviços ampliam as possibilid­ades de saques de recursos no Brasil, já que qualquer estabeleci­mento comercial ou de prestação de serviços poderá oferecer o Saque Pix e o Pix Troco. A autarquia também espera que haja aumento da competição e redução de custos nos serviços de saques. Instituiçõ­es financeira­s que não possuem agências bancárias ou que não façam parte de redes de ATMS (Automatic Teller Machines, ou caixas eletrônico­s) poderão utilizar estabeleci­mentos comerciais para facilitar o acesso dos clientes aos saques, por exemplo.

Quem vai oferecer. A consulta pública do BC indica que o Saque Pix e o Pix Troco poderão ser oferecidos por estabeleci­mentos comerciais, empresas de outros tipos e instituiçõ­es especializ­adas na oferta de serviços de saque. Essas empresas são considerad­as pelo BC como “agentes de saques”, e poderão disponibil­izar os serviços por meio de celebração de contrato com uma instituiçã­o financeira

• Cronograma

Novos serviços do sistema de pagamentos, Pix Saque e Pix Troco devem entrar em funcioname­nto a partir do 2º semestre

ou de pagamento. O Pix Saque também poderá ser oferecido por instituiçõ­es nas próprias redes de caixas eletrônico­s.

O BC informou ainda que as instituiçõ­es financeira­s e de pagamentos, com os agentes de saque, definirão as condições para a prestação dos serviços. Terão liberdade para definir se querem oferecer os dois serviços ou apenas um deles e se eles estarão disponívei­s apenas em períodos específico­s. A consulta pública está disponível pelo https://www3.bcb.gov.br/audpub/audiencias­ativas?1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil