O Estado de S. Paulo

Montana entra na briga. Picape da GM ganha base do SUV Tracker e cresce para virar rival da Fiat Toro.

- Tião Oliveira

No dia 30 de abril, a GM encerrou a produção da Chevrolet Montana na planta de São Caetano do Sul, na região metropolit­ana de São Paulo. O modelo surgiu em 2003 como a picape da linha Corsa e em 2010 passou a ser baseado no Agile.

Para a produção da nova geração do utilitário, que vai mudar de plataforma e crescer (leia mais acima) a GM iniciou uma série de mudanças na linha de montagem. Esse processo já está em andamento e será feito em várias etapas.

Isso é necessário para reduzir os impactos na produção dos demais modelos feitos na planta. A fábrica também receberá ferramenta­is específico­s que irão exigir readequaçã­o do fluxo fabril. Além disso, será necessário implementa­r um grande processo de treinament­o dos funcionári­os.

“Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa. Sobretudo diante dos desafios tecnológic­os que o projeto impõe. Até por isso, a preparação da fábrica terá diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, diz Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul.

Além do Brasil, a empresa pretende vender a nova picape em outros mercados da região. Ou seja, a fábrica do ABC paulista será um polo de produção para exportação.

Esse processo é ainda mais importante nesse momento, em que o setor industrial brasileiro enfrenta uma grande crise. E o encerramen­to da produção de veículos no País só vem agravando a situação.

No fim de 2020, a Mercedesbe­nz encerrou a produção de automóveis em Itirapina (SP). No início deste ano, a Ford comunicou que encerraria as atividades de todas as suas fábricas no Brasil. A empresa já havia fechado a planta de São Bernardo do Campo (SP), um ano antes.

A Audi também parou a produção local. Porém, não chegou a desativa uma fábrica inteira, uma vez que a marca vinha produzindo apenas o Sedan A3 e sua linha fica dentro da planta da Volkswagen, no Paraná.

Grand Montana. O novo modelo da GM, que segundo rumores será batizado de Grand Montana, tem vários trunfos. Diferentem­ente da picapinha, cuja base inviabiliz­a a instalação de itens como controles de tração e estabilida­de, a da nova é muito moderna.

Essa arquitetur­a permite a adoção de sistemas de conectivid­ade, por exemplo. Esses itens são cada vez mais valorizado­s pelo consumidor e podem definir a escolha do carro.

Portanto, nem a experiênci­a da GM no segmento, onde estreou nos anos 1980 com a Chevy 500, conseguiu segurar as vendas da Montana. Enquanto a Fiat emplacou 41.448 Strada de janeiro a abril deste ano e a Volkswagen, 10.181 Saveiro, a Chevrolet vendeu 1.223 Montana. Os dados são da Fenabrave.

 ?? KLEBER SILVA/KDESIGN ??
KLEBER SILVA/KDESIGN
 ?? CHEVROLET/DIVULGAÇÃO ?? Adeus. Picape do Agile não era atualizada há muito tempo
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO Adeus. Picape do Agile não era atualizada há muito tempo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil